Água do SAEP é aprovada pelo Ministério da Saúde, a partir da Sisagua
Diante as notícias vinculadas por meios de comunicações sobre as situação de águas, inclusive pelo nosso portal, procuramos os Engenheiros Químicos do SAEP – Serviço de Água e Esgoto de Pirassununga -, os quais, juntamente com o Superintendente, o Engenheiro João Alex Baldovinotti, atenderam nossa reportagem no final desta sexta-feira, 19, em pleno Feriado Nacional
Depois de cerca de uma hora de conversa pudemos verificar que a qualidade da água fornecida pelo SAEP atende os parâmetros do anexo XX da Portaria de Consolidação 5/2017 do Ministério da Saúde.
Nessa legislação estão definidos os parâmetros e a frequência do monitoramento que deve ser realizado no controle da qualidade da água tratada e distribuída.
O acompanhamento do monitoramento é realizado por meio de secretarias estaduais e municipais de saúde, e pelo Ministério da Saúde, a partir da Sisagua.
Existem algumas divergências entre a legislação brasileira e da união europeia em relação aos valores máximos permitidos para cada agrotóxico.
Todos parâmetros agrotóxicos analisados na água tratada estão abaixo do limite de quantificação do método (LQ) e abaixo do valor estabelecido pela legislação vigente.
Os engenheiros químicos da autarquia e o superintendente disseram “ressaltamos que todas as coletadas e análises realizadas na água tratada são feita por laboratório credenciado e acreditado no INMETRO, sendo que os laudos das análises realizadas estão à disposição no SAEP.
Referência
O engenheiro João Alex Baldovinotti, é uma referência não regional, mas nacional em seus trabalhos desenvolvidos na questão de abastecimento de água, inclusive, com convites diversos para deixar o SAEP e seguir para grandes empresas do setor.
Os problemas de falta de água das cidades de Santa Rita do Passa Quatro e Tambaú, foram resolvidos por João Alex em, menos de três anos e meio, isto devido aos estudos e edificações das obras nas respectivas cidades.


Santa Cruz das Palmeiras registra dois homicídios em uma semana
Pirassununga: Homem é preso em flagrante por descumprir medida protetiva e ameaçar irmã de morte
A Crise das ADIs nas Escolas Municipais de Pirassununga: O que está em jogo?
Advogado Jorge Nery Filho é preso por suspeita no esquema da ‘pirâmide financeira’ em Porto Ferreira
Técnica de enfermagem assassinada em Pirassununga será sepultada neste sábado em Leme. Namorado foi morto em 2018
Pirassununga: Mulher é presa por tráfico de drogas na Vila São Pedro nesta sexta-feira