Agentes vão intensificar fiscalização em imóveis sem calçada em bairros como Santo Afonso e Santa Luzia

Proprietários serão notificados e terão prazo para cumprimento da legislação
A Fiscalização de Posturas da Secretaria de Fazenda e Planejamento da Prefeitura de Porto Ferreira vai intensificar o cumprimento da legislação quanto a imóveis urbanos que ainda não possuem calçadas.
Os agentes percorrerão todas as regiões da cidade, com predominância em bairros como o Jardim Santo Afonso e Jardim Santa Luzia, entre outros, que são aqueles com maior número de imóveis nessas condições.
Os proprietários dos imóveis receberão uma notificação para que construam o passeio público e, após o prazo estipulado, caso não cumpram com o Código de Posturas, estarão sujeitos a multa.
A lei complementar 199/2018, que instituiu o novo Código de Posturas do município, prevê em seu artigo 92:

“Art. 92. O proprietário ou possuidor de imóvel provido de pavimentação, guias e sarjetas, a qualquer título, edificado ou não, deverá construir a respectiva calçada na extensão correspondente à sua testada e mantê-la limpa e em perfeito estado de conservação, observadas as especificações técnicas do órgão competente.
[…]
- 4° A infração ao disposto neste artigo acarretará ao infrator a penalidade de multa no valor de 150 (cento e cinquenta) UFM (Unidade Fiscal do Município).”
Em 2023, o valor da UFM está fixado em R$ 5,2164. Assim, a multa para descumprimento da obrigação será de R$ 782,46.
As calçadas são elementos fundamentais da estrutura de uma cidade, fornecendo acessibilidade e a completa mobilidade dos usuários, além de segurança aos pedestres e condutores de veículos.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos


Cresce mercado de afiliados no Brasil
Sebrae-SP leva empresários do setor de alimentação de Pirassununga para vivência inovadora em São Paulo
Polícia Militar Ambiental realiza fiscalizações em fontes de consumo (peixarias) neste Defeso da Pesca
Justiça mantém decisão e obriga Prefeitura de Pirassununga repassar verba de Emenda Parlamentar para Hemodiálise através da Santa Casa
Prefeito de Leme amplia olhar para autistas. Prefeito de Pirassununga “fecha os olhos” para Lei Municipal da vereadora Mirelle Bueno
Prefeito de Pirassununga volta a “dar tiro no pé”, ao querer desafetar área em bairro da zona leste para construir moradias do Minha Casa I e II