2º Treinamento de incêndio estrutural e evacuação em unidade escolar do Corpo de Bombeiros de Pirassununga

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo – CBPMESP tem 5 pilares de atuação: Pronta Resposta às Emergências; Coordenação do Sistema Estadual de Atendimento às Emergências; Prevenção de Afogamentos e proteção à banhistas; Educação Pública com foco na redução de acidentes e vítimas (aqui são as palestras, visitas no quartel e o Programa Bombeiro Educador, que no município de Pirassununga está regulamentada na Lei 6009, de 28/09/20221 ); Serviço de segurança contra incêndio e área de risco, conforme Lei Estadual nº 1.257/152, que instituiu o Código Estadual de Proteção Contra Incêndios e Emergências.
O treinamento operacional é um dos fundamentos da atividade de Pronta Resposta às Emergências, serviço prestado diuturnamente pelo CBPMESP. No rol de ocorrências de competência do CBPMESP, a atividade de combate aos incêndios em edificações e áreas de risco é o macroprocesso que entrega a competência-chave da Instituição e que está diretamente associada ao profissional bombeiro. É certo que os combates aos incêndios, em todas as suas variáveis, trazem consigo diversos riscos mediatos e imediatos à saúde e à vida dos bombeiros.

O CBPMESP tem atuado com foco na prevenção de incêndios e acidentes, que faz através de atividades de educação pública, sob orientação da Divisão de Educação Pública (Div. Educ. Pub). No ano de 2023, o 16º GB realizou um total de 06 (seis) “simulados” educativos; sendo 3 (três) em na área da EB Pirassununga, com foco em prevenção em acidentes de trânsito. A EB Pirassununga, no mesmo período, atendeu um total de 55 (cinquenta e cinco) ocorrências de incêndio.
Desse modo, a Estação de Bombeiros de Pirassununga que é responsável por, além dos munícipes, as cidades adjacentes de Analândia e Santa Cruz das Palmeiras, que somadas são 106.998 habitantes, realizou no dia 22MAI24, na EMEIF “Arcídio Giacomelli Ferraz”, 360, no bairro jardim São Valentin, um treinamento conjunto com PMESP, GCM, DEMUTRAN, SAMU e Defesa Civil sobre incêndio estrutural e evacuação em unidade escolar.

Esses treinamentos se mostram importantes no sentido de alinhamento dos órgãos e agências envolvidas nos atendimentos à acidentados e à pronta resposta diante dos sinistros. Além de trazer um alinhamento, conscientiza-se aos estudantes e a toda a população sobre os cuidados e importância das medidas de proteção e prevenção contra incêndios, bem como qual conduta adotar no caso de o sinistro se desenvolver.



SAEP. Emissário coletor de efluentes por gravidade é abandonado após ‘tubulação ser engolida por lama’
Criminoso foragido da justiça de Descalvado, cai nas mãos da equipe de ‘cana dura’ da PM de Pirassununga
Homem é preso em flagrante após invadir casa da ex-companheira e descumprir medida protetiva em Pirassununga
Pedreiro é preso em flagrante por violência doméstica, ameaça e dano a imóvel dos pais com quem mora
Colisão entre motocicleta e ônibus deixa uma vítima fatal na cidade de Leme
Leme celebra 131 anos com mais de um mês de atrações gratuitas, inaugurações e grandes eventos