Administração Pública de Leme cuidando da saúde de seus munícipes
A administração pública do município de Leme/SP, trata com seriedade sua população, procurando dar qualidade de vida e saúde. Baseado em vários pilares, campanhas são colocadas às ruas todos os dias, independente dos chamados dias “D”, ou das tradicionais semanas “Y”.
Tendo como objetivo de melhor cuidar de seu povo, os setores variados a administração são sempre voltados para o bem estar, inclusive dos animais, sejam de pequenos ou grandes portes.
Esta semana, a Secretaria de Comunicação Social, divulgou a Campanha de Prevenção à Tuberculose, bem como o Mutirão Municipal contra o Aedes aegypti.
O objetivo é orientar e realizar coleta de exame de escarro para detecção da doença e início do tratamento
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Saúde, informa sobre a realização da Campanha de Prevenção à Tuberculose, com início na próxima segunda-feira, dia 14, em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta, das 7h às 16h.
As ações terão o objetivo de informar a população sobre os sintomas da doença e encorajá-las para que façam a coleta de exame de escarro para detecção da doença e, com isso, iniciar o tratamento precoce dos casos.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
SINAIS E SINTOMAS MAIS FREQUENTES
– tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus;
– cansaço excessivo e prostração;
– febre baixa geralmente no período da tarde;
– suor noturno;
– falta de apetite;
– emagrecimento acentuado;
– rouquidão;
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano de idade, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Vigilância Epidemiológica – CSII, localizada na Rua José Manuel de Arruda Oliveira, 150 – Bela Vista, ou pelo telefone 3573.6355.
Mutirão contra o Aedes aegypti no Jardim Alto da Boa Vista e Jardim Flórida será realizado no dia 18 de março
O trabalho visa prevenir a incidência das doenças ocasionadas pelo mosquito, com o recolhimento de objetos que podem acumular água
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do Núcleo de Controle de Zoonoses, informa mais uma etapa do Mutirão Municipal contra o Aedes aegypti. De acordo com o cronograma de ações, os trabalhos serão realizados na sexta-feira, dia 18 de março no Jardim Alto da Boa Vista e Jardim Flórida, das 08h às 12h.
Com a participação de agentes do Núcleo de Zoonoses, agentes comunitários de saúde e funcionários da Secretaria de Serviços Municipais, o trabalho consiste no recolhimento e eliminação de materiais que possam acumular água, evitando assim a propagação de três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika vírus). Os pequenos objetos são recolhidos pelos Agentes Comunitários e do Núcleo de Zoonoses no dia do mutirão, e os materiais de grande volume descartados pela população são recolhidos na semana seguinte – a partir da segunda-feira – pela equipe de limpeza da Secretaria de Serviços Municipais.
Como o Mutirão da Dengue é realizado pela procura “casa a casa” por criadouros, é necessário que a população permita a entrada dos agentes municipais, que estarão devidamente credenciados. E, para que ele tenha os resultados esperados, é importante que a população colabore e mantenha quintais e terrenos limpos, sem objetos que possam acumular água.
Confira o cronograma do Mutirão da Dengue em suas próximas etapas:
SEXTA – FEIRA – 25 DE MARÇO
JARDIM SÃO JOAQUIM
SEXTA – FEIRA – 01 DE ABRIL
CONJUNTO HABITACIONAL VICTORIO BONFANTI
JARDIM ALTO DO SÃO RAFAEL
QUINTA E SEXTA – FEIRA – 07 E 08 DE ABRIL
VILA SUMARÉ
VILA SÃO JORGE
Informações adicionais podem ser adquiridas no Núcleo de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Waldemar Silenci, 450 – Cidade Jardim, ou pelo telefone 3571.0295.