10ª Louvação à Iemanjá 2018, aconteceu com a Força e a Determinação das Águas
Nem mesmo o clima instável foi capaz de impedir a tradicional festividade em Cachoeira de Emas, muita chuva e sol se alternaram durante os preparativos, porém, o que tivemos foi uma noite agradável que possibilitou mais uma linda homenagem cheia de amor e gratidão a nossa Mãe Iemanjá em Pirassununga, no último sábado, dia 1º.
Festejamos a 10ª Louvação à Iemanjá, Rainha das Águas, Orixá mais conhecido e cultuado no Brasil e, em Pirassununga-SP, a tradição cultural que acontece nessa última década nasceu com a saudosa Mãe Idalina (in memorian) que lutou bravamente para que essa manifestação acontecesse e se tornasse uma das principais festas regionais dedicadas a cultura Brasileira e Umbandista, e hoje, quem está à frente dessa empreitada é seu filho e Sacerdote Pai Luiz, coordenador do Templo Tupinambá.
Fortalecendo a cultura e a religião, como nos anos anteriores, outros Templos de Pirassununga e região deram sua importante contribuição ao evento: Casa de Caridade Nanã Buruquê – Pirassununga, Templo de Umbanda Filhos da Jurema e Vovó Maria Conga – Pirassununga, Templo Casa dos Orixás – Jaguariúna, Templo de Umbanda Caboclo Pena Verde e Caboclo Sete Flechas – Espírito Santo do Pinhal, Tenda de Umbanda Maria Conga – Porto Ferreira, recebam nosso agradecimento e tenham a certeza de que juntos estamos construindo uma história de Amor, Respeito e Educação que é base de nossa Cultura de Paz.
Agradecemos também, a Secretaria de Cultura e Turismo pela parceria de quase uma década, a Polícia Militar e Guarda Municipal por todo apoio!
O Templo Tupinambá, entidade que promove o evento, tem na Umbanda e no Culto Tradicional Yorubá, sua principal base e referência religiosa e cultural. Nesses últimos anos, muita coisa mudou, a Festa vem crescendo e trazendo novos adeptos e simpatizantes. O Projeto de Lei 5.231/18 de autoria do vereador Léo Sampaio, instituiu o 1º sábado do mês de dezembro o “Dia de Iemanjá” em Pirassununga. Mais uma grande vitória para toda Comunidade Umbandista!
O principal objetivo dessa festa, é promover a Cultura de Paz, promovendo ações públicas como essa que traz de forma transparente, a tradição religiosa ao Orixá Iemanjá, popularmente conhecida como “Rainha das Águas”, Aquela que cuida da boa espiritualidade, que faz com que o homem tenha boa cabeça, boa saúde psicológica, emocional, espiritual. Iemanjá também é conhecida como a “Grande Mãe”, protetora da família, que traz prosperidade e fraternidade, que desenvolve a paciência, a compaixão, a liderança e a tolerância, disse Pai Luiz, na abertura da solenidade.
A Louvação deixou em todos nós momentos inesquecíveis!
O ato da entrega das rosas no rio, a união de fé com centenas de pessoas rezando o Pai Nosso e o tradicional passe espiritual encantou e emocionou quem passou por lá, crianças cantando e dançando ao som dos atabaques… Foi uma noite cheia de amor e esperança de um mundo melhor, de uma cidade melhor, de pessoas melhores.
Importante ressaltar um detalhe: somente rosas brancas foram ofertadas, como vem acontecendo nos últimos anos, nada que polua ou degrade o meio ambiente, e é assim que vamos seguir louvando Iemanjá e a Natureza.
Para finalizar, “que Iemanjá continue abençoando nossas vidas, que nossos laços religiosos e culturais sejam fortalecidos e ampliados. Muito obrigado a todos vocês e a comunidade de Cachoeira de Emas que abraçou o evento com imenso carinho. Até 2019! Finalizou o Sacerdote Pai Luiz.
Serviço: O Templo Tupinambá realiza orientação espiritual gratuita a comunidade, toda quinta-feira, às 20h, na rua Duque de Caxias, 147, Centro.
Informações: (19) 9.9237 2508, Amanda.
Acompanhe as novidades pelos canais do Templo Tupinambá
* Facebook: Templo Tupinambá, Pirassununga-SP
* Youtube: Templo Tupinambá, Pirassununga-SP
* E-mail: [email protected]


Falecimento da Sra. Sonia Aparecida Lansoni
Capivaras no Lago Municipal de Pirassununga: beleza natural ou risco à saúde pública?
Vendedor é preso por Lesão Corporal (Violência Doméstica), Ameaça, podendo responder por Tentativa de Homicídio
Dois condenados (foragidos) da justiça foram presos no Dia de Todos os Santos
RESUMO. Ações da GCM de Porto Ferreira resulta em prisão de traficante, apreensões de drogas e recuperação de motocicleta