10ª Louvação à Iemanjá 2018, aconteceu com a Força e a Determinação das Águas
Nem mesmo o clima instável foi capaz de impedir a tradicional festividade em Cachoeira de Emas, muita chuva e sol se alternaram durante os preparativos, porém, o que tivemos foi uma noite agradável que possibilitou mais uma linda homenagem cheia de amor e gratidão a nossa Mãe Iemanjá em Pirassununga, no último sábado, dia 1º.
Festejamos a 10ª Louvação à Iemanjá, Rainha das Águas, Orixá mais conhecido e cultuado no Brasil e, em Pirassununga-SP, a tradição cultural que acontece nessa última década nasceu com a saudosa Mãe Idalina (in memorian) que lutou bravamente para que essa manifestação acontecesse e se tornasse uma das principais festas regionais dedicadas a cultura Brasileira e Umbandista, e hoje, quem está à frente dessa empreitada é seu filho e Sacerdote Pai Luiz, coordenador do Templo Tupinambá.
Fortalecendo a cultura e a religião, como nos anos anteriores, outros Templos de Pirassununga e região deram sua importante contribuição ao evento: Casa de Caridade Nanã Buruquê – Pirassununga, Templo de Umbanda Filhos da Jurema e Vovó Maria Conga – Pirassununga, Templo Casa dos Orixás – Jaguariúna, Templo de Umbanda Caboclo Pena Verde e Caboclo Sete Flechas – Espírito Santo do Pinhal, Tenda de Umbanda Maria Conga – Porto Ferreira, recebam nosso agradecimento e tenham a certeza de que juntos estamos construindo uma história de Amor, Respeito e Educação que é base de nossa Cultura de Paz.
Agradecemos também, a Secretaria de Cultura e Turismo pela parceria de quase uma década, a Polícia Militar e Guarda Municipal por todo apoio!
O Templo Tupinambá, entidade que promove o evento, tem na Umbanda e no Culto Tradicional Yorubá, sua principal base e referência religiosa e cultural. Nesses últimos anos, muita coisa mudou, a Festa vem crescendo e trazendo novos adeptos e simpatizantes. O Projeto de Lei 5.231/18 de autoria do vereador Léo Sampaio, instituiu o 1º sábado do mês de dezembro o “Dia de Iemanjá” em Pirassununga. Mais uma grande vitória para toda Comunidade Umbandista!
O principal objetivo dessa festa, é promover a Cultura de Paz, promovendo ações públicas como essa que traz de forma transparente, a tradição religiosa ao Orixá Iemanjá, popularmente conhecida como “Rainha das Águas”, Aquela que cuida da boa espiritualidade, que faz com que o homem tenha boa cabeça, boa saúde psicológica, emocional, espiritual. Iemanjá também é conhecida como a “Grande Mãe”, protetora da família, que traz prosperidade e fraternidade, que desenvolve a paciência, a compaixão, a liderança e a tolerância, disse Pai Luiz, na abertura da solenidade.
A Louvação deixou em todos nós momentos inesquecíveis!
O ato da entrega das rosas no rio, a união de fé com centenas de pessoas rezando o Pai Nosso e o tradicional passe espiritual encantou e emocionou quem passou por lá, crianças cantando e dançando ao som dos atabaques… Foi uma noite cheia de amor e esperança de um mundo melhor, de uma cidade melhor, de pessoas melhores.
Importante ressaltar um detalhe: somente rosas brancas foram ofertadas, como vem acontecendo nos últimos anos, nada que polua ou degrade o meio ambiente, e é assim que vamos seguir louvando Iemanjá e a Natureza.
Para finalizar, “que Iemanjá continue abençoando nossas vidas, que nossos laços religiosos e culturais sejam fortalecidos e ampliados. Muito obrigado a todos vocês e a comunidade de Cachoeira de Emas que abraçou o evento com imenso carinho. Até 2019! Finalizou o Sacerdote Pai Luiz.
Serviço: O Templo Tupinambá realiza orientação espiritual gratuita a comunidade, toda quinta-feira, às 20h, na rua Duque de Caxias, 147, Centro.
Informações: (19) 9.9237 2508, Amanda.
Acompanhe as novidades pelos canais do Templo Tupinambá
* Facebook: Templo Tupinambá, Pirassununga-SP
* Youtube: Templo Tupinambá, Pirassununga-SP
* E-mail: [email protected]