Inteligência Artificial pode auxiliar estratégias de marketing digital

Inteligência Artificial pode auxiliar estratégias de marketing digital (Foto: Freepik)
Sete em cada dez empresas brasileiras desejam investir em tecnologias de Inteligência Artificial (IA) ainda este ano. Melhoria da produtividade, otimização de tarefas e aprimoramento da qualidade dos processos são alguns dos motivos, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Deloitte.
A tendência não fica para trás no setor de marketing digital, no qual a tecnologia tem sido utilizada para serviços de link building, benchmarking, automação de e-mails e outras ações. Nas empresas que adotaram o uso de IA, os relatos são de que a tecnologia permite otimizar as estratégias e compreender melhor a demanda dos clientes.
O CEO e fundador da holding de marketing Grupo Duo&Co, João Brognoli, explica que, ao ser aliada com a competência humana, a IA pode tornar os processos mais simples, além de acrescentar maior precisão às diversas estratégias vinculadas ao marketing digital. “Mais do que isso, a sua adoção no cotidiano permite, ainda, que os colaboradores passem a dedicar o tempo e o esforço às funções muito mais estratégicas para a corporação, enquanto os trabalhos repetitivos e de pouca exigência inspiracional passam a ser executados pela ferramenta”, explicou em artigo sobre o tema.
Aplicações da IA no marketing digital
No marketing digital, a IA pode ser utilizada de diferentes formas. O digital PR é um dos serviços que pode se beneficiar da tecnologia para rastrear o público-alvo e os influenciadores-chave mais rapidamente. Ela também pode auxiliar a personalização de conteúdo, a automação de processos e a otimização de anúncios.
O machine learning, ou aprendizado de máquina, é uma das soluções de IA mais populares no setor. Sua capacidade de aprender a partir da análise de dados, em um ciclo iterativo de treinamento, possibilita reconhecer padrões e correlações. Por meio da tecnologia, empresas de marketing digital conseguem oferecer uma experiência mais personalizada e ágil aos seus clientes.
Nas estratégias de SEO, a ferramenta pode ser utilizada como facilitadora no processo de construção de backlinks, termo que se refere aos links que um site recebe de outro e são utilizados para melhorar a classificação nos mecanismos de busca e aumentar a autoridade on-line. Por exemplo, se muitos usuários pesquisam como comprar backlinks no Brasil nos buscadores, a IA pode indicar a tendência aos profissionais de marketing.
Outro benefício da ferramenta pode ser observado nas estratégias da empresa americana de comércio eletrônico, Wayfair. Para aprimorar a segmentação de seu público-alvo, a organização usou IA para desenvolver modelos de machine learning que antecipassem as futuras compras dos clientes. Assim, foi possível fornecer produtos pertinentes, com base no histórico de compras e no comportamento de navegação dos usuários.
O e-commerce eBay utilizou a ferramenta Phrasee para empregar um sistema de processamento de linguagem natural na otimização de e-mails. O objetivo era encontrar a variação de assunto e títulos mais eficazes para o público. Desde a adoção da estratégia, as taxas de abertura do eBay melhoraram em 15,8%, e os cliques aumentaram em 31,2%.
IA pode substituir os trabalhadores?
Pesquisa da Microsoft mostrou que quase metade dos entrevistados temem que as tecnologias possam substituir suas funções atuais. O receio dos trabalhadores é que as empresas optem por transferir responsabilidades para a IA na intenção de economizar recursos.
Entretanto, há especialistas que afirmam que a realidade do mercado é outra: a IA não apresenta grandes riscos aos funcionários, especialmente no setor de marketing digital.
O pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Leonardo Monastério, afirma que é importante aprender a utilizar a tecnologia. “Você não vai perder o emprego para a IA, mas para quem usa a IA melhor do que você. No passado, achava-se que planilhas tirariam o emprego do contador, e hoje você continua tendo contadores, mas que usam recursos da tecnologia”, disse em entrevista à imprensa.