A tragédia anunciada: Obras de drenagem no Ribeirão Andrezinho geram erosões e preocupação em Pirassununga

A queda de muros e o desbarrancamento de trechos ao longo do Ribeirão Andrezinho revelam uma crise estrutural que há tempos vem sendo apontada por este portal de notícias. O curso d’água, que nasce na bacia do bairro Cidade Jardim e recebe o escoamento pluvial de toda a região alta — incluindo os bairros Jardim Kamel, Verona, Vila Brasil e adjacências —, viu seu volume e sua força hídrica aumentarem drasticamente após o início das obras de drenagem.
Erro técnico na execução do projeto
Financiado por uma verba federal superior a R$ 16 milhões, o projeto de macrodrenagem tem sido alvo de graves questionamentos por parte de engenheiros especializados em saneamento e galerias pluviais. Segundo os especialistas, a obra foi iniciada de forma incorreta: ao invés de começar pela jusante (a parte mais baixa, por onde a água escoa e que deveria ter capacidade para receber o fluxo), os trabalhos foram iniciados pela montante (a parte alta).
Esse equívoco técnico é considerado primário, pois despeja um volume inédito e descontrolado de água em trechos do córrego que ainda não possuem infraestrutura adequada para suportar tal vazão, acelerando o desgaste das margens e provocando desmoronamentos.
Reação tardia e urgência na revisão

Embora os riscos tenham sido alertados repetidas vezes por este veículo de comunicação, as autoridades públicas só agora parecem despertar para a gravidade da situação diante dos danos já consolidados. Contudo, medidas paliativas não serão suficientes.
É imperativo que o poder público convoque os responsáveis técnicos e a gestão municipal para rever o projeto com urgência, suspendendo eventuais frentes de trabalho que continuem a agravar o problema e implementando obras de contenção imediatas para proteger os moradores lindeiros e evitar perdas maiores.


SAEP. Universaliza SP, uma privatização ‘disfarçada’
Leme recebe encontro gratuito sobre inteligência artificial nos negócios
Furto de celular no Conselho Tutelar de Pirassununga se levanta alerta sobre falhas de segurança em órgão público
TCESP leva formação sobre Terceiro Setor para sete cidades paulistas
Cabo PM Aranha se aposenta após 26 anos na PM em Leme; adolescente é preso por tráfico
Pirassununga e os desafios do saneamento: Entre o orgulho histórico e o risco de concessão