Prefeitura de Leme avança em ‘Oficinas Culturais’, auxilio transporte escolar entre outros

A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Leme anunciou novas ações do governo Claudemir Borges (PSD). Entre os destaques para 2026, estão a abertura das inscrições para o Programa Auxílio Transporte e para o Projeto Oficinas Culturais, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo.
Programa auxílio transporte 2026
Inscrições para o programa começam dia 02 de março e serão apenas através do portal na internet
A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, informa que está dando início ao Programa Auxílio Transporte 2026.
O Programa Municipal de Auxílio Transporte destina-se a beneficiar estudantes comprovada e regularmente matriculados em instituições particulares e públicas de ensino de nível superior, localizadas fora do Município de Leme, concedendo-se o auxílio pelo período de 08 (oito) meses, no valor mensal de R$ 200,00 (duzentos reais), desde que preenchidos os requisitos da lei e respectivo decreto regulamentar, aos inscritos que obtiverem maior pontuação, conforme critérios fixados nesta lei e decreto regulamentar, até o limite do valor fixado na Lei Orçamentária do ano vigente.
As inscrições para requerimento do Auxílio Transporte para o exercício de 2026, ocorrerão dos dias 02 a 06 de março de 2026 e deverão ser realizadas através do site www.portalsadsleme.com.br.
O candidato deverá comprovar os requisitos mencionados na Lei nº 3.284 de 2013, alterado pela Lei nº 3403 de 23 de março de 2015 enviando os seguintes documentos:
Período de Inscrição: 02 a 06 de março
RENOVAÇÃO DE INSCRIÇÃO
Documentos necessários:
1. Atestado de matrícula no curso superior;
2. Declaração da Unidade de Ensino com indicação da grade de horários das aulas;
3. Para os alunos que já estavam matriculados no ano anterior, apresentar histórico escolar/boletim do 2° semestre de 2025;
4. Declaração de gasto com transporte coletivo:
a. VAN – Contrato da VAN, com o último recibo de pagamento.
b. ÔNIBUS – Recibos de passagens ida e volta
NOVAS INSCRIÇÕES Documentos necessários:
1. Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) do requerente e da composição familiar; (ou certidão de nascimento para crianças que não tenham RG ou CPF);
2. Comprovação de Estado Civil do Requerente:
a) Casado: Certidão de Casamento
b) Viúvo: Certidão de Casamento e Certidão de Óbito
c) Separado/Divorciado: Certidão de Casamento com Averbação
d) Amasiado: Declaração de União Estável registrada em cartório
e) Solteiro: Certidão de Nascimento
3. Comprovante de endereço do mês atual (deverá estar no nome do solicitante ou de seu responsável);
4. Comprovante de Moradia:
a) CASA ALUGADA OU FINANCIADA
I. Contrato de locação ou de Financiamento;
II. Comprovante de pagamento do mês atual (boleto pago ou recibo de pagamento com assinatura do recebedor);
b) CASA PROPRIA OU CEDIDA não precisará apresentar comprovantes.
5. Comprovação de renda do requerente e da composição familiar (para todos os maiores de 16 anos):
a) ASSALARIADO COM REGISTRO EM CARTEIRA:
I. Carteira de Trabalho (páginas: foto, qualificação civil, página do último contrato de trabalho, pagina seguinte em branco e última alteração salarial);
II. Últimos 03 holerites;
1. Carteira Profissional Digital – Exportar PDF pelo APP e imprimir
a. Últimos 03 holerites;
b) AUTONOMOS
I. Carteira de Trabalho (páginas: foto, qualificação civil, página do último contrato de trabalho, pagina seguinte em branco e última alteração salarial);
II. Declaração de renda referente aos três últimos meses assinada, com duas testemunhas devidamente identificadas, constando CPF, RG, endereço e telefone e firma reconhecida de todas as assinaturas
c) APOSENTADO OU PENSIONISTA
I. Carteira de Trabalho (páginas: foto, qualificação civil, página do último contrato de trabalho, pagina seguinte em branco e última alteração salarial);
II. Últimos 03 comprovantes de recebimento referentes aposentadoria/pensão contendo o número do benefício – INSS;
d) SEM FONTE DE RENDA
I. Carteira de Trabalho do requerente e da composição familiar maiores de 16 anos (páginas: foto, qualificação civil, página do último contrato de trabalho, pagina seguinte em branco e última alteração salarial);
II. Declaração de Inexistência de renda assinada com firma reconhecida (não necessita de testemunha.
6. Atestado de matrícula no curso superior;
7. Declaração da Unidade de Ensino com indicação da grade de horários das aulas;
8. Para os alunos que já estavam matriculados no ano anterior, apresentar histórico escolar/boletim do 2° semestre de 2025;
9. Declaração de gasto com transporte coletivo:
a) VAN – Contrato da VAN, com o último recibo de pagamento.
b) ÔNIBUS – Recibos de passagens ida e volta
10. Comprovante de Conclusão do Ensino Fundamental e Médio; (caso tenha sido bolsista 100%, apresentar declaração da instituição)
11. Caso tenha filho menor que não resida na mesma residência, apresentar certidão de nascimento.
12. Laudo Médico de Deficiência Cognitiva ou de Locomoção do estudante (quando houver);
13. Declaração caso seja afro descendente;
14. Comprovante de participação como mesário nas eleições (quando houver);
15. Carteirinha de doador de sangue com validade de até 03 meses (quando houver).
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
· ➢ A carteira de trabalho é indispensável, mesmo que sem registro, para o candidato ou componente familiar que tenha mais que 16 anos. Caso não tenha carteira de trabalho, providenciar através do site: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho
· ➢ Os holerites deverão ser os 03 últimos, não podendo ser referente ao pagamento do “Vale”.
· ➢ As testemunhas em declarações solicitadas não poderão ser pessoas que fazem parte da composição familiar.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na Rua Cel. João Franco Mourão, 308 – Centro, ou pelo telefone 3097-1068.
Secretaria de Cultura e Turismo abre inscrições para o Projeto Oficinas Culturais 2026
Cursos gratuitos em diversas áreas culturais para crianças, jovens e adultos
A Prefeitura Municipal de Leme, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, informa que estão abertas as inscrições para o Projeto Oficinas Culturais 2026. As oficinas são totalmente gratuitas e voltadas para crianças, jovens e adultos, oferecendo uma ampla variedade de atividades culturais.

As inscrições poderão ser realizadas de 09 a 20 de fevereiro, no Centro de Atendimento Turístico, localizado na Praça Manoel Leme, S/N (antiga estação da FEPASA), Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.Para efetuar a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos: RG e comprovante de endereço. Atingindo a quantidade limite de alunos, os inscritos entrarão em lista de espera.
O programa oferece espaços dedicados a atividades culturais e recreativas, proporcionando aos participantes a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e vivências. As oficinas estimulam a experimentação e o contato com diferentes linguagens, técnicas e ideias, contribuindo para a difusão cultural. As aulas serão ministradas por profissionais qualificados, com o objetivo de incentivar a criatividade, a expressão artística e o aprendizado técnico dos participantes.
OFICINAS DISPONÍVEIS
BALLET, DANÇA DE SALÃO E PASSINHOS

VIOLINO, VIOLONCELO, VIOLÃO, CANTO E CORAL

Observação: a quantidade de vagas (Violão e Violino) está relacionada a quantidade de instrumentos disponíveis, caso o candidato tiver seu próprio instrumento, poderá se inscrever fora do número de vagas.
OFICINAS DE DESENHO E PINTURA

TEATRO, CORAL E LITERATURA

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 5º andar – Centro ou pelo telefone 3097-1000.
Secretaria de Cultura e Turismo abre inscrições para o Projeto Oficinas Culturais 2026
Iniciativa conta com apoio do Senai-SP e SindiLeme e visa qualificar mão de obra local, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 12 Consumo e Produção Responsáveis e ODS 17 Parcerias e Meios de Implementação
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, em parceria com a Cooperativa Sicoob Crediacil, com o Senai-SP e com apoio do SindiLeme, promove o Curso de Confecção de Produtos com Reaproveitamento de Material (Costura em Máquina Reta e Overloque com lona). A iniciativa tem como objetivo qualificar a mão de obra lemense, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e incentivando o empreendedorismo.
O curso oferecerá formação prática em costura, com carga horária de 100 horas e foco na operação de máquinas Reta e Overloque. Nesta edição, os participantes trabalharão com material reciclado, especialmente lona plástica industrial, que será reaproveitada na confecção de produtos úteis para o dia a dia, unindo qualificação profissional e sustentabilidade.
Requisitos para participação:
l Ter concluído a 4ª série/ano do Ensino Fundamental
l Ter no mínimo 16 anos
Período de inscrições: de 06 a 13/02/2026
Início previsto: 24/02/2026
Término previsto: 10/04/2026
Horário: aulas de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h

Lembramos que as vagas são limitadas e a seleção será feita por ordem de preenchimento do formulário abaixo:
Para Erica Fabiana Machado, Diretora do Sicoob Crediacil, o projeto representa uma oportunidade concreta de transformação social. “Nosso objetivo é fortalecer a profissionalização das pessoas, criando caminhos reais para o trabalho e para a geração de renda. A sustentabilidade entra como consequência desse processo, mostrando que é possível produzir, empreender e, ao mesmo tempo, cuidar melhor dos recursos”, destacou.
A parceria com o município também foi ressaltada pelo secretário de Indústria e Comércio, Rodrigo Castilho. “Esse é nosso papel: oferecer oportunidades de trabalho para a população. A iniciativa do Sicoob é um excelente exemplo para outras entidades e empresas. Que venham outras parcerias”, afirmou.
O curso será ministrado por professora qualificada pelo Senai-SP e, ao final, os participantes receberão certificado chancelado pela instituição. Para o diretor da Fiesp e presidente do SindiLeme, Marco Antônio Almeida, a união de esforços é essencial. “Buscamos, da melhor maneira possível, agregar parceiros em torno da qualificação profissional. Temos muito a fazer por todos”, pontuou.
A Secretaria de Indústria e Comércio, por meio do Programa Comunitário de Formação Profissional, certificou 672 pessoas em 2025 em diferentes cursos de qualificação. Segundo o assessor de governo Rodrigo Ramalho, o trabalho segue avançando. “Temos um grande desafio para 2026. A indústria tem suas demandas e a população vem entendendo cada vez mais a importância da qualificação. Estamos preparados para atendê-los”, ressaltou.
Informações adicionais podem ser obtidas junto ao Programa Municipal de Formação Profissional, localizado na Avenida Joaquim Lopes Águila, nº 1965 – Jardim Universitário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, ou pelos telefones (19) 2666-0956 e WhatsApp (19) 99970-3128.


Etec Tenente Aviador Gustavo Klug: Duas Décadas Decolando Rumo ao Futuro
Caseiro de Fazenda em Araras é preso em flagrante pela PM Ambiental por crime ambiental e posse de Armas de Fogo
Polícia Militar Ambiental do comando da 2ª Cia. PM, continua como sempre na proteção ao Meio Ambiente
Polícia Militar da cidade de Leme prende foragidos da justiça e aumenta as ‘operações’ pontuais de transito
As entrevistas do Programa A VOZ DO POVO, das Webs Rádios Mundial FM Pirassununga e Piracema plus
A Trajetória de Excelência de Sadrac de Oliveira (Penellope)