Carnaval em Leme. Prefeitura divulga balanço de ações e eventos para a comunidade

CARNALEME2026 tem atrações para crianças, jovens, adultos e para a melhor idade
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, divulga a programação do CarnaLeme 2026.
As comemorações do carnaval, iniciam-se no próximo dia 14 de fevereiro, sábado, estendendo-se até o dia 17 de fevereiro, terça-feira, mas está programando para o próximo dia 07 de fevereiro o “Esquenta” CarnaLeme, com a realização do 1º Pré-Carnaval de Leme.
Serão 4 dias de muita festa e diversão, para crianças, jovens, adultos e também para a melhor idade.
A programação completa segue abaixo:
07 de fevereiro – sábado
17h – Pré-Carnaval – CarnaLeme 2026
Saída da Praça Ayrton Senna (Concentração às 16h30, defronte à antiga Churrascaria Bagatini)
Percorrendo a Avenida Joaquim Lopes Aguila até o Lago Municipal

Participação dos blocos de carnaval:
– Escola de Samba Acadêmicos do Gago;
– Bloco Fanfel;
– Bloco Carinhoso;
– Bloco #TamoJunto;
– Bloco Velho Capitão.
08 de fevereiro – domingo

20h – Retreta com a Corporação Maestro Angelo Cosentino
Repertório de Marchinhas, Marchas Rancho e Sambas que marcaram carnavais dos anos 70 e 60
Praça Rui Barbosa
14 de fevereiro – sábado:

16h – DJ – Paulinho
15h – Bloco Carinhoso – Concentração na frente do antigo CAPS às 15h, na Rua Major Rafael Leme, próximo ao portão da Secretaria de Educação. Saída do bloco às 16h, com destino a praça Manoel Leme.
20h – Carnaretrô – Niltinho
21h – Banda Matriz
15 de fevereiro – domingo:

15h – DJ – Paulinho (Matinê)
17h – Escola Samba Gago e Blocos de Carnaval – Concentração na frente do antigo CAPS às 15h, na Rua Major Rafael Leme, próximo ao portão da Secretaria de Educação.
– Bloco Fanfel;
– Bloco #TamoJunto;
– Bloco Velho Capitão.
(Saída da Praça da Bíblia)
21h30 – Matheus Jorente e Banda
16 de fevereiro – segunda-feira:

18h – DJ – Paulinho
19h – Carnaretrô – Niltinho
20h – Escola Samba Samuca Show
*DJ Paulinho
22h – Lucas e Thiago
17 de fevereiro – terça-feira:

15h – DJ- Paulinho (Matinê)
16h – Café com Chorinho
17h – Amasc (Máscaras) (Concentração às 15h, na Prefeitura antiga com saída às 17h descendo a Avenida 29 de agosto, sentido Praça Maoel Leme)
*DJ Paulinho
21h – Jóia Rara / Carol Mattos (Forró Estilizados)
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 5º andar – Centro ou pelo telefone 3097-1000.
27º Rebanhão de Carnaval será realizado nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro no CAIC
Evento religioso organizado pela Renovação Carismática Católica oferece programação espiritual durante o período carnavalesco, com entrada gratuita
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, informa a realização do 27º Rebanhão de Carnaval, que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2026, no CAIC, com entrada franca.
O Rebanhão de Carnaval é um retiro espiritual promovido anualmente pela Renovação Carismática Católica (RCC) e se consolidou, ao longo dos anos, como uma alternativa religiosa e de reflexão durante o feriado de Carnaval, reunindo fiéis de Leme e da região.

Confira os horários programados:
Sábado, 14 de fevereiro: das 13h às 23h
Domingo, 15 de fevereiro: das 08h às 23h
Segunda-feira, 16 de fevereiro: das 18h às 23h
Tradição, fé e espiritualidade
O termo “Rebanhão” surgiu nacionalmente na década de 1980, dentro do movimento da Renovação Carismática Católica, para designar encontros de louvor, evangelização e aprofundamento espiritual realizados durante o período carnavalesco. Em Leme, o evento mantém viva essa tradição, oferecendo momentos de oração, pregações, adoração ao Santíssimo Sacramento e celebração da Santa Missa.
A proposta do Rebanhão é proporcionar um ambiente de acolhimento e espiritualidade, auxiliando os participantes na vivência da fé e na preparação para o período da Quaresma.
Evento aberto à comunidade
Realizado todos os anos no CAIC, o Rebanhão de Carnaval conta com programação voltada a pessoas de todas as idades e é aberto à comunidade, sem cobrança de ingresso. A iniciativa reforça o papel dos eventos religiosos como parte da diversidade cultural e da vivência comunitária do município.
A Secretaria de Cultura e Turismo destaca a importância de apoiar iniciativas que promovem valores como convivência, espiritualidade, respeito e integração social, contribuindo para o fortalecimento do calendário de eventos da cidade.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 5º andar – Centro ou pelo telefone 3097-1000.
Estão abertas as inscrições para o Vestibular UNIVESP 2025
Para Leme, são oferecidas um total de 93 vagas divididas entre os cursos disponíveis no Polo
A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria Municipal de Educação, informa sobre o Vestibular UNIVESP 2026.
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), abre nesta segunda (02/02), às 10h , as inscrições para 24.029 vagas do Vestibular anual 2026, projetadas para 456 polos , de 386 municípios (capital, interior e litoral). São oferecidos dez cursos gratuitos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Tecnologia da Informação e o novo curso de Inteligência Artificial (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção). As inscrições terminam no dia 11/03, às 23h59 , e devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br . A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 26/04, às 13h , e os locais oficiais serão divulgados no dia 15/04, a partir das 10h . O início das aulas está previsto para o final de junho de 2026. Neste ano, a Univesp ofereceu ainda 2.956 vagas para o Provão Paulista.
O custo da inscrição é de R$ 47,50 . Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o prazo previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos deverão cumprir todas as etapas previstas, responder ao questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2023, 2024 e 2025, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrada à nota final. O processo seletivo contará ainda com o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas.
Das 10h do dia 02/02, até às 23h59 do dia 06/02 , as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar isenção de impostos. No mesmo período, também será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2007, aos candidatos que preencham cumulativamente, os seguintes requisitos: estar regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação e que recebam salário mensal inferior a 2 (dois) intervalos mínimos ou desempregados há mais de 12 meses. Os benefícios são benefícios no site do vestibular. No momento da inscrição, basta clicar em “redução de taxa” ou “isenção”.
O candidato poderá obter a confirmação do pagamento e a efetivação de sua inscrição, no portal vestibular.univesp.br na “Área do Candidato”, após cinco dias úteis. Para qualquer outra informação ou dúvida, deverá entrar em contato com a Central de Atendimento ao candidato da Vunesp, via chat online, mensagens para o Fale Conosco do site vestibular.univesp.br ou, ainda, pelo telefone (11) 3874-6300 em dias úteis, das 08h às 18h.
O gabarito oficial será divulgado em 27/04 , a partir das 15h, no site do vestibular. A publicação oficial do resultado e a primeira chamada ocorrerá em 01/06, a partir das 15h.
Cursos
No Eixo de Computação, os cursos são de Bacharelado em Tecnologia da Informação – BTI (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (quatro anos), Bacharelado em Engenharia de Computação (cinco anos) e a novidade deste ano: Bacharelado em Inteligência Artificial (quatro anos). No curso, o egresso é capaz de projetar e gerenciar modelos de IA aplicados a diferentes contextos, como automação, visão computacional, processamento de linguagem natural e sistemas preditivos. Até um ano e meio o ciclo é básico, com a possibilidade de migração entre os cursos do eixo, de acordo com o Projeto Pedagógico (PPC).
Já os ingressantes nas Licenciaturas, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de mudança na habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática ou Pedagogia (todos com quatro anos de duração). Os que optarem pelo Eixo de Negócios e Produção irão cursar um ano básico e, no segundo, farão a opção definitiva entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Administração (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos).
De acordo com o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, o modelo de ingresso garante ao aluno ingressante mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento do itinerário formativo, além da integração com graduandos de outras habilitações, o que contribui para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores. “Em 2026, a grande novidade é o curso focado em Inteligência Artificial. Conhecer e usar o potencial da IA é essencial para qualquer país que queira se desenvolver nos dias de hoje. A tecnologia amplia nossa capacidade de pensar, criar e transformar. Utilizada de forma correta, contribui para o desenvolvimento econômico e social, e pode ser aplicada em qualquer profissão. Vale destacar que todos os programas e cursos da universidade são direcionados para apoiar o estudante em seu processo de formação, garantir a qualidade e preparar o profissional para o mercado de trabalho”, afirma.
Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores. Já os polos, são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades, como provas e discussões em grupo. No local, podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e esclarecimento de dúvidas. Todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/univesptv .

Polo de Leme:
Endereço: Rua Emílio Violin, 194 – Vila Bela Vista
Telefone: (19) 2666-0650
E-mail: [email protected]
Saiba mais sobre os cursos: https://univesp.br/cursos
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Maria Augusta Thomaz, 133 – Centro ou através do telefone (19) 3097-1000 ou 2666-0955.
DIPAM “A” – Prefeitura prestará auxílio aos produtores rurais de Leme sobre as obrigações fiscais
Atendimento auxilia produtores rurais sobre a entrega da DIPAM “A” 2026
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Tributos, informa que já estão sendo realizados os atendimentos aos produtores rurais do município referentes à Declaração para o Índice de Participação dos Municípios – DIPAM “A” 2026, relativa às operações de saída de produtos agropecuários ocorridas no ano-base 2025.
De acordo com a legislação estadual do ICMS, a DIPAM “A” deve ser entregue exclusivamente pela internet, por meio do site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (DIPAM-A), ou diretamente no Posto Fiscal de Limeira, dentro do prazo legal.
Com o objetivo de orientar os produtores rurais quanto ao correto cumprimento dessa obrigação fiscal, a Coordenadoria de Fiscalização de Tributos prestará atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, auxiliando no preenchimento do formulário e esclarecendo eventuais dúvidas.
Documentação necessária
Para o atendimento, o produtor rural deve comparecer ao setor munido dos talões de Notas Fiscais de Produtor, que comprovem as saídas de produtos agropecuários realizadas em 2025.
Os produtores que utilizam Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) deverão encaminhar os arquivos XML das notas emitidas no exercício de 2025 para o e-mail: [email protected]
.
Os arrendatários, por possuírem Inscrição Estadual, também estão obrigados à entrega da DIPAM “A”.
Importância da DIPAM “A”
A entrega da DIPAM “A” não gera cobrança de taxas ou impostos ao produtor rural. Pelo contrário, as informações declaradas contribuem para o aumento da participação do município na arrecadação do ICMS, refletindo em benefícios diretos para a população por meio de investimentos públicos.
Nota Fiscal Eletrônica passa a ser obrigatória
A Coordenadoria de Fiscalização de Tributos também alerta que, conforme determinação do Governo do Estado de São Paulo e da legislação nacional, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) passará a ser obrigatória para todos os produtores rurais a partir de 2026, substituindo definitivamente a Nota Fiscal modelo 4 em papel, cujo uso ficará vedado.
Diante dessa mudança, os produtores rurais devem armazenar corretamente os arquivos XML das notas fiscais eletrônicas emitidas ao longo do ano, uma vez que esses documentos serão exigidos para a entrega da DIPAM “A” no exercício seguinte.
A Coordenadoria de Fiscalização de Tributos está situada a Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 1º Andar – Centro. Informações adicionais podem ser adquiridas pelos telefones 3097-1000.
Junta de Serviço Militar informa sobre Alistamento 2026
O Alistamento Militar 2026 será realizado virtualmente ou diretamente na sede da Junta de Serviço Militar caso não consiga realizar virtualmente
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Junta de Serviço Militar, informa sobre o Alistamento Militar – 2026, para jovens que nasceram no ano de 2008, independente do mês de nascimento, e que devem realizar o Alistamento Militar obrigatório a partir do próximo dia 1º de janeiro até o dia 30 de junho de 2026.
O alistamento poderá ser realizado virtualmente ou presencialmente.
1º Virtualmente – acesso através do link: http://www.alistamento.eb.mil.br/
2º Diretamente na sede da Junta de Serviço Militar.
Para o alistamento virtual (on-line):
Será necessário a criação de uma conta no portal GOV.BR, ter em mãos RG, CPF, número de telefone composto por 11 dígitos, e-mail particular e endereço residencial completo.
Caso não consiga realizar alistamento virtual (on-line):
Deverá comparecer diretamente na sede da Junta de Serviço Militar, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085, Térreo – Centro, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento, comprovante de residência, além de um documento oficial com foto.
Nascidos antes de 2008.
Vale ainda salientar que jovens nascidos em anos anteriores a 2008 somente poderão se alistar de forma presencial. Para isso, é necessário comparecer a sede da Junta de Serviço Militar portando os seguintes documentos: RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de endereço, número de celular próprio e e-mail particular.
Portadores de necessidades especiais nascidos em 2008 ou em anos anteriores o procedimento de Alistamento Militar também se faz obrigatório.
Para este grupo, em especial, o procedimento será somente realizado de maneira presencial.
Quem estiver em débito com o Serviço Militar não poderá:
· obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
· ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
· prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
· obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
· inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
· exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
· receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
Outras informações podem ser adquiridas diretamente na Junta de Serviço Militar, localizada na Rua: Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – Térreo – Centro ou através do telefone 3097-1000 ramal 1035.
SADS informa sobre inscrições para o Programa Bolsas de Estudos
O Programa tem por objetivo auxiliar na concessão de Bolsas de Estudos oferecidas pela Sociedade Educacional de Leme S.A.
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, informa que está dando início ao Programa de Bolsa de Estudos 2026.
O Programa tem como objetivo auxiliar com a concessão de Bolsas de Estudos oferecidas pela Sociedade Educacional de Leme S.A, nos termos do contrato de concessão de uso de imóvel celebrado entre o Município de Leme e a referida Instituição de Ensino em 17 de julho de 1.990.
Aos interessados, as informações sobre as inscrições:
As inscrições serão somente através do site www.portalsadsleme.com.br.
As inscrições deverão ser realizadas para novas solicitações e também renovações.
Confira o calendário:
Período de Inscrição: 12 de janeiro a 20 de fevereiro;
Divulgação da Lista Pré-Classificatória: 04 de março
Apresentação de Recurso: 05, 06 e 09 de março
Divulgação Lista Final: 11 de março
Todas as listas e informações serão divulgados através do Portal (https://portalsadsleme.com.br/)
· Documentos necessários: RENOVAÇÕES:
Ø Boleto da Anhanguera do último mês, com comprovante de pagamento;
Ø Histórico Escolar do exercício de 2025;
Ø Extrato Financeiro* (fornecido pela instituição, também disponível no Portal do Aluno, opção Financeiro);
o *eventuais prints de tela, deverão conter a identificação do aluno
Ø Comprovante de renda de cada membro do grupo familiar; – Quando registrado, últimos 03 holerites;
o No caso de profissional autônomo, apresentar declaração de seus vencimentos mensais auferidos nos três (03) últimos meses, atestada por duas (02) testemunhas devidamente identificadas, constando CPF, RG, endereço e telefone (reconhecer firma de todas as assinaturas);
Ø Comprovante de residência atualizado
· Documentos necessários NOVAS SOLICITAÇÕES:
Ø Carteira de Identidade com foto (de cada membro familiar);
Ø CPF/MF (de cada membro familiar);
Ø Certidão de Nascimento (de cada membro familiar, caso não possua Carteira de identidade)
Ø Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável com duas (02) testemunhas devidamente identificadas, constando CPF, RG, endereço e telefone (reconhecer firma de todas as assinaturas);
Ø Carteira Profissional (foto, qualificação civil, página do último contrato de trabalho, página seguinte em branco, e última alteração salarial), de todas as pessoas maiores de 18 anos que residem no imóvel.
o Carteira Profissional Digital – Exportar PDF pelo APP e imprimir
*No caso de aposentado com menos de 70 anos apresentar carteira de trabalho também.
• Comprovante de Renda de cada membro do grupo familiar:
Ø Quando registrado, últimos 03 holerites;
Ø No caso de profissional autônomo, apresentar declaração de seus vencimentos mensais auferidos nos três (03) últimos meses, atestada por duas (02) testemunhas devidamente identificadas, constando CPF, RG, endereço e telefone (reconhecer firma de todas as assinaturas)
Ø Aposentados ou Beneficiários, apresentar extrato do banco referente aos últimos 03 meses, cópia do cartão do benefício (caso o nome do beneficiário não conste do extrato)
• Comprovante de Residência dos últimos 03 anos (01 comprovante referente a cada ano. Ex.: Janeiro/2023, Janeiro /2024, Janeiro /2025);
*Qualquer documento que comprove que o candidato resida no município de Leme há mais de 03 anos. Ex: Contas no nome, carteira de trabalho, contrato de compra ou financiamento. Caso não possua, fazer declaração com duas (02) testemunhas, que não sejam da família, constando nome, endereço, CPF e telefone, com firma reconhecida.
• Comprovante de Imóvel próprio, alugado, financiado ou cedido:
Ø Caso resida em imóvel próprio (que não esteja financiado): Cópia da escritura do Imóvel onde reside o candidato, juntamente com cópia do carnê do IPTU que conste seu valor venal referente ao ano anterior;
Ø Caso resida em imóvel alugado: Cópia do contrato de locação do Imóvel e recibo de pagamento dos últimos três (03) meses;
Ø Caso resida em imóvel financiado: Cópia do Contrato de financiamento, ou outro documento comprobatório da posse do Imóvel, e recibo de pagamento da última parcela;
Ø Caso resida em imóvel cedido: Apresentar declaração com duas (02) testemunhas, que não sejam da família, constando nome, endereço, CPF e telefone, com firma reconhecida.
• Comprovantes de pagamento da ELEKTRO ou SAECIL, referente ao mês atual (Ex.: janeiro/2025), relativo ao imóvel onde reside (os comprovantes deverão estar em nome do aluno ou de seu responsável);
• Comprovante de Matrícula fornecido pela Faculdade ou boleto pago referente a Matrícula;
• Documentos comprobatórios do candidato, caso seja portador de doença grave ou deficiência física ou mental.
Outras informações podem ser adquiridas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na Rua Cel. João Franco Mourão, 308 – Centro, ou através do telefone 3097-1068.
Prefeitura de Leme e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Compromisso com geração de oportunidades, valorização do trabalho e fortalecimento da economia local
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Comunicação Social, dá continuidade à série especial de matérias informativas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) no âmbito da Agenda 2030.
A série tem como objetivo apresentar, de forma clara e acessível, como os compromissos globais dialogam com ações, programas e políticas públicas desenvolvidas no município, reforçando a transparência e evidenciando o papel de Leme na construção de uma cidade sustentável, inclusiva e economicamente fortalecida.
Nesta edição, o destaque é para a ODS 8 — Trabalho Decente e Crescimento Econômico, que estabelece metas voltadas à promoção do emprego digno, geração de renda, estímulo ao empreendedorismo, qualificação profissional e desenvolvimento econômico sustentável.
ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico: ações de Leme que fortalecem oportunidades e desenvolvimento
A ODS 8 tem como objetivo promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, garantindo condições de trabalho dignas, incentivo à inovação, apoio ao empreendedorismo e ampliação das oportunidades para a população.
Em Leme, esse compromisso se traduz em políticas públicas integradas que envolvem diversas secretarias municipais, atuando de forma conjunta para impulsionar a economia local, fortalecer o comércio, apoiar trabalhadores e estimular novos negócios.
Desenvolvimento econômico e apoio ao empreendedorismo
Por meio da Secretaria responsável pelo Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, a Prefeitura de Leme desenvolve ações voltadas ao fortalecimento da economia local, incluindo:
l l Apoio a micro e pequenos empreendedores;
l l Incentivo à formalização de negócios;
l l Orientações técnicas e institucionais;
l l Articulação com entidades de apoio ao empreendedor;
l l Estímulo à geração de renda e à diversificação econômica.
Essas iniciativas criam um ambiente favorável ao crescimento econômico e à geração de oportunidades no município.
Qualificação profissional e acesso ao mercado de trabalho
A qualificação da mão de obra é um dos pilares da ODS 8. Em Leme, esse eixo é fortalecido por ações integradas entre secretarias, com destaque para:
l l Parcerias com instituições de ensino e capacitação;
l l Cursos profissionalizantes e programas de formação;
l l Ações voltadas à inserção no mercado de trabalho;
l l Incentivo à capacitação contínua de jovens e adultos;
l l Apoio a iniciativas de educação técnica e profissional.
A capacitação amplia as chances de empregabilidade e fortalece o desenvolvimento econômico sustentável.
Trabalho decente e políticas de inclusão social

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social atua de forma estratégica para garantir que o crescimento econômico esteja associado à inclusão e à dignidade, com ações como:
l l Programas de inclusão produtiva;
l l Apoio a famílias em situação de vulnerabilidade;
l l Incentivo à autonomia financeira;
l l Orientação para acesso a direitos trabalhistas;
l l Integração com políticas de emprego e renda.
Essas ações reforçam o princípio do trabalho decente, reduzindo desigualdades e promovendo justiça social.
Turismo, cultura e economia criativa como vetores de desenvolvimento
O fortalecimento do turismo, da cultura e da economia criativa também integra as metas da ODS 8. Em Leme, esse compromisso se reflete em iniciativas como:
l l Valorização de eventos culturais e turísticos;
l l Apoio a artistas, artesãos e produtores culturais;
l l Estímulo à economia criativa;
l l Promoção do patrimônio histórico e cultural;
l l Fomento ao turismo como gerador de renda e trabalho.
Esses setores contribuem para o dinamismo econômico e para a identidade local.
Ambiente favorável aos negócios e gestão responsável
A Prefeitura de Leme também atua na melhoria do ambiente institucional e na modernização da gestão pública, por meio de:
l l Aperfeiçoamento de processos administrativos;
l l Agilidade na tramitação de demandas empresariais;
l l Organização e fiscalização responsáveis;
l l Planejamento urbano alinhado ao desenvolvimento econômico;
l l Incentivo à regularização e à segurança jurídica.
Essas ações contribuem para um ambiente econômico equilibrado e confiável.
Agenda 2030: crescimento econômico com responsabilidade social
Ao alinhar suas políticas públicas à ODS 8, a Prefeitura do Município de Leme reafirma seu compromisso com a Agenda 2030, integrando:
l l Geração de trabalho e renda;
l l Valorização do trabalhador;
l l Qualificação profissional;
l l Inclusão social;
l l Desenvolvimento econômico sustentável.
A ODS 8 reforça que o crescimento econômico deve caminhar junto com dignidade, oportunidades e justiça social — princípios que orientam as ações desenvolvidas em Leme.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Comunicação Social, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 5º Andar – Centro ou pelo telefone 3097-1000.
Confira os resultados e novidades da semana no esporte lemense
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer informa as últimas novidades e resultados do esporte no município.
Confira as atividades e seus horários para prática esportiva no novo ginásio de esportes “Prefeito Luizinho Marchi”.
Segunda Divisão do Futebol de Campo.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 10 fevereiro pelo site www.competifacil-leme.com.br. Não perca tempo, o prazo final para participação no campeonato é dia 30 de março.
Inscrições abertas para a 29ª Olimpíadas dos Trabalhadores
Estão abertas as inscrições da 29ª Olimpíadas dos Trabalhadores 2026, através do site www.competifacil-leme.com.br.
As inscrições poderão ser realizadas ate o dia 31 de março de 2026.
Confira os dias e os horários dos treinos da escolinha de futsal, nas categorias sub 10, sub 14 e sub 16 com os professores Miranda e Arnaldo.

Grande soltura de peixes no Lago
O evento está marcado para o dia 21 de fevereiro, às 11h com a soltura de mais de 1 tonelada de peixes, com a liberação da pesca marcada para o dia 04 de março, para quem já é cadastrado e com a carteirinha em dia.

Atividades no Lago Municipal
Academia ao ar livre do Lago Municipal
Todas as segundas-feiras às 7h e as quartas-feiras, em dois horários, às 7h e às 17h, dois profissionais de educação física estarão presentes na academia ao ar livre, prestando orientações gratuitas para todos os interessados.
Calistenia
Todas as quartas-feiras, das 19h às 22h atividade com orientações profissionais, na academia ao ar livre.

Calistenia Kids

Todas os sábados, das 19h às 20h e das 20h10 às 21h10 atividade com orientações profissionais, na academia ao ar livre.
Hóquei sobre patins
Na quadra do complexo Educacional do CAIC, agora acontecem treinos de Hockey, todas as terças e quintas, das 19h às 21h. Nas quartas-feiras, o espaço é aberto para patinação livre, também das 19h às 21h. Aos domingos, a diversão continua com atividades das 9h às 11h.

Venha participar e aprender mais sobre esse esporte incrível!
Mais informações: (19) 99399-0509 — Wilian
A Secretaria de Esportes e Lazer disponibiliza através do site www.competifacil-leme.com.br, todas as informações referentes as competições, como: tabela de jogos, resultados, classificação, artilharia e etc.
Lembre-se:
A prática regular de esporte ou atividade física fortalece os músculos, melhora a frequência dos batimentos cardíacos e a circulação sanguínea, reduz a ansiedade e a depressão, evita ou controla doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e osteoporose.
Esporte é vida, pratique!
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Esportes e Lazer, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 4º Andar – Centro ou por meio do telefone 3097-1000.


GCM. Prisão em flagrante por suspeita de Tráfico de Drogas – Vila Pinheiro em Pirassununga
Repercussão: Leme se despede de Juninho – o hipopótamo – símbolo do Parque Ecológico Mourão
Planejamento Urbano Inteligente: Drenagem, Expansão e Justiça com o Dinheiro Público
Capitão PM Dias da 3ª Cia. PM de Pirassununga divulgou os dados referentes ao mês de janeiro
Comando da PM divulga balanço de operações em Leme e Santa Cruz da Conceição
Tenente Coronel PM Luciano Peixoto assume o comando do 36º BPM/I em Limeira