Decreto em Conchal reabre o comércio com regras

A Prefeitura de Conchal decidiu reabrir o comércio a partir desta segunda-feira (6) com um novo decreto municipal. A abertura é condicionada a uma série de regras divulgada em uma guia, que foi postado nas redes sociais da administração municipal.
A prefeitura investiga 10 casos suspeitos de Covid-19 no município, que tem 25,2 mil habitantes. Uma morte sendo investigada.
Abertura antes do prazo estadual
A abertura acontece um dia antes do prazo de quarentena determinado pelo governador de São Paulo, João Doria, que obriga o fechamento do comércio e mantém apenas os serviços essenciais, como nas áreas de saúde e segurança, até terça-feira (7).
“No comitê participam pessoas da área da saúde que indicaram que seria sim possível a abertura de alguns comércios, uma vez que estes adotassem medidas de prevenção para que não houvesse transmissão de coronavírus”, disse João Carlos Godoi Hugo, diretor jurídico da Prefeitura de Conchal.
A quarentena é uma recomendação de autoridades da área de saúde no Brasil e no mundo.
Abertura com recomendações
Segundo publicação da prefeitura no Facebook, as medidas do decreto nº 4.262 foram tomadas após a segunda reunião do Comitê de Crise para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, realizada na sexta-feira (3).
No guia com as regras, a prefeitura separa recomendações por categorias de comerciantes.
Na categoria de restaurantes, lanchonetes, sorveterias, ambulantes e trailers, por exemplo, explica que eles poderão funcionar em horário normal com entregas a domicílio (drive-thru), mas não será permitido consumo no local. Diz ainda que é de responsabilidade do comércio fazer a higienização do estabelecimento, sob pena de multa e cassação de alvará.
Lojas de roupas, óticas, acessórios, móveis, papelarias, eletrônicos e comércio em geral também podem funcionar em horário normal, mas devem restringir o acesso de clientes a 1 pessoa a cada 10 m² de área útil, disponibilizando álcool em gel ou água e sabão, além da utilização de máscaras pelos funcionários. As medidas de higiene são as mesmas e tem as mesmas punições.
Proibições mantidas
A prefeitura manteve a proibição de eventos, celebrações religiosas e atividades em clubes e praças. Também continuarão fechadas academias, boates, casas noturnas, bares, casas de espetáculos, museus, centros culturais e bibliotecas.
Fonte: G1 São Carlos


Leme realizará Concurso Beleza Negra, sem abandonar Atenção Básica de Saúde e, Novembro Azul
Área de 0,21 hectares em Conchal é embargada pelo policiamento ambiental da 2ª Cia de PMAmb
Carlinhos propõe implantação de anuênio para servidores e construção de Praça no bairro San Martinho
Unidade de Saúde do Porto Seguro realiza ação para atualização de dados e indicadores de saúde
Leme. Curso gratuito de Narração de História. Veja outras notícias divulgadas pelo SECOM
Polícia Militar de Pirassununga apreende quatro caminhões suspeitos de “dublagem”. Lemense devera ser investigado
Não seria o caso de publicar matérias onde o comércio permanecerá fechado! haja vista ser esta a orientação da Organização Mundial da Saúde ou será que o jornalista Antonio Naressi está utilizando do Blog para induzir seus leitores a tomar a atitude que ele defende mas que não dá a cara para bater?