Lei do Bem-Estar: evento gratuito aborda práticas para vender mais e liderar melhor

Promovido pelo Sebrae-SP, encontro gratuito orienta MPEs sobre as mudanças da NR-1 e mostra como inteligência emocional pode fortalecer equipes e aumentar a competitividade
Em um cenário em que saúde mental e produtividade estão cada vez mais conectadas, o Sebrae-SP promove, na próxima quinta-feira (25), às 19h, o evento online gratuito “Negócios que conectam: a Lei do Bem-Estar e o poder da inteligência emocional para vender mais e liderar melhor”, especialmente voltado para micro e pequenas empresas (ME e EPP) da região de São Carlos que precisam adaptar seus negócios às novas exigências da NR-1.
Mais do que necessários, o tema é urgente. O afastamento do trabalho por transtornos mentais cresceu 68% em 2024 no Brasil, segundo dados do Ministério da Previdência Social. Ao todo, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu 3,5 milhões de pedidos de licença médica, e mais de 10% deles foram motivados por transtornos mentais como ansiedade e depressão.
Em entrevista ao Jornal da USP, a psicóloga e professora Marina Greghi Sticca, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), afirmou que um dos motivos para o crescimento são “as mudanças no mundo do trabalho, impulsionadas pelos avanços tecnológicos, competitividade global, as crises econômicas, que têm impactado a forma como o trabalho é organizado e as relações profissionais, e com isso têm aumentado as exigências no trabalho, gerando um sentimento de insegurança e incerteza entre os trabalhadores”.
O encontro vai apresentar, de forma prática, como a nova NR-1, que trata dos riscos psicossociais, impacta diretamente micro e pequenas empresas (ME e EPP). Além disso, vai mostrar como a inteligência emocional pode transformar o ambiente de trabalho, fortalecer equipes e até aumentar vendas, por meio de uma liderança mais consciente e de relacionamentos mais saudáveis com colaboradores e clientes.
“Muitas empresas ainda estão perdidas sobre o que pode ou não ser implementado. Nosso objetivo é esclarecer de forma acessível e prática, mostrando que já existem outras normas que ajudam na adaptação e que podem ser aplicadas no dia a dia”, explica Paola Goulart Rosa, consultora de negócios do Sebrae-SP.
Durante a palestra, os participantes também receberão orientações sobre ergonomia (NR-17), incluindo temas como iluminação, ruídos e temperatura, além de pontos centrais da nova legislação: assédio moral e sexual, metas viáveis e comunicação não violenta.
“Optamos por realizar o evento online justamente para ampliar o acesso das empresas da região, tanto do comércio quanto da indústria. É um assunto novo, mas estratégico: cuidar do bem-estar é cuidar da produtividade e da competitividade do negócio”, completa Paola.
A atividade inclui ainda momentos práticos de atenção plena e orientações para tornar o ambiente de trabalho mais acolhedor e eficiente. Ao final, será disponibilizado um checklist para apoiar as empresas na implementação das mudanças.
Entenda o termo
Embora esteja sendo chamada de “Lei do Bem-Estar”, não existe uma lei federal com esse nome. A expressão vem sendo usada de forma didática e comunicacional para se referir às mudanças na NR-1 (Norma Regulamentadora nº 1), que desde 2022 incluiu a obrigatoriedade de avaliar riscos psicossociais, como estresse, assédio e pressão por metas inviáveis. Em maio de 2025, essa exigência passou a valer também para micro e pequenas empresas.
SERVIÇO
Palestra gratuita
Negócios que conectam: a Lei do Bem-Estar e o poder da inteligência emocional para vender mais e liderar melhor
Data: 25 de setembro (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Online e ao vivo
Inscrições gratuitas: https://forms.office.com/r/xwmS1xFHUA
Imagem- reprodução/facebook


Ciesp empossa nova diretoria em São Carlos e projeta expansão regional da indústria
Natal exige tática de preços para maximizar lucros no varejo
O que teria levado os vereadores Sandra Vadalá e Wellington Cintra, mudarem seus posicionamentos quando ao fato de “Infração Política Administrativa”
Muralha Paulista foi fundamental para identificar autor de tentativa de feminicídio
PM Ambiental não dá trégua aos crimes ambientais. PM Ambiental é agraciado pelo Legislativo de Pirassununga
Defesa Civil do Estado de São Paulo faz alerta para esta terça e quarta-feira