Secretário Estadual de Turismo e Viagens inaugurará o Centro de Informações Turísticas e Casa de Ofícios de Arte Popular

Centro de Informações Turísticas e Casa de Ofícios, iniciativas da Secretaria de Cultura e Turismo, atenderão moradores e visitantes da cidade
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizará, no dia 28 de agosto de 2025, às 15h30, a inauguração de dois importantes equipamentos culturais e turísticos: o Centro de Informações Turísticas (CIT) e a Casa de Ofícios de Arte Popular de Leme, também conhecida como Casa dos Artesãos.
O Complexo Cultural será inaugurado pelo Secretário Estadual de Turismo e Viagens, Sr. Roberto de Lucena, que confirmou a presença em resposta ao convite enviado.
Centro de Informações Turísticas (CIT)
Localizado na antiga bilheteria da FEPASA, na Praça Manoel Leme, o CIT tem como objetivo promover, informar e orientar visitantes e moradores sobre os atrativos turísticos, culturais, gastronômicos, hoteleiros e eventos da cidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do turismo municipal.
Entre suas funções, o CIT disponibilizará informações atualizadas sobre pontos turísticos, serviços de hospedagem, alimentação, transporte e demais serviços de interesse ao turista; atuará como ponto de apoio ao visitante; coletará dados sobre o fluxo turístico; incentivará a integração com o trade turístico local e regional; e promoverá a valorização do patrimônio cultural e natural do município.
O horário de funcionamento será de segunda a sexta, das 8h às 17h, com ajustes conforme o fluxo turístico.
Casa de Ofícios de Arte Popular de Leme
Também no Complexo da antiga FEPASA, na Praça Manoel Leme, a Casa de Ofícios tem como propósito valorizar e difundir o artesanato e a arte popular produzidos por artesãos e artistas locais. O espaço oferece infraestrutura para exposições, oficinas, feiras e comercialização, promovendo a identidade cultural de Leme e fomentando a geração de renda para os participantes.
Poderão participar da Casa os artesãos e artistas cadastrados no Cadastro Municipal de Artesãos, conforme previsto na Lei nº 3.315/2013, e aprovados pelo Conselho Municipal de Turismo.
O funcionamento será:
l Terças, das 9h às 18h
l Quartas, das 12h às 20h
l Quintas, das 9h às 18h
l Sextas, das 9h às 18h
l Sábados, das 8h às 14h
Aos domingos e segundas, a Casa permanecerá fechada, exceto em dias de eventos na praça, quando funcionará em horário especial.
“Esses novos equipamentos, que integram o Complexo Cultural, representam um passo importante para o fortalecimento do turismo e da arte popular em Leme, promovendo informações, orientação e oportunidades para nossos artesãos”, afirmou Patrícia Cunha Bertini, Secretária de Cultura e Turismo.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de cultura e Turismo, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 5º andar – Centro ou pelo telefone 3097-1000.
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME


Ciesp empossa nova diretoria em São Carlos e projeta expansão regional da indústria
Natal exige tática de preços para maximizar lucros no varejo
O que teria levado os vereadores Sandra Vadalá e Wellington Cintra, mudarem seus posicionamentos quando ao fato de “Infração Política Administrativa”
Muralha Paulista foi fundamental para identificar autor de tentativa de feminicídio
PM Ambiental não dá trégua aos crimes ambientais. PM Ambiental é agraciado pelo Legislativo de Pirassununga
Defesa Civil do Estado de São Paulo faz alerta para esta terça e quarta-feira