PM Ambiental encerraram com chave de ouro a “Operação Caipora”

Durante a quarta-feira, 6, policiais militares ambientais do 3º Pelotão, da 2ª Cia. PMAmb, durante “Operação Impacto/Caipora”, pelo município de Santa Gertrudes/SP, em atendimento a denúncia sobre intervenção em Área de Preservação Permanente (APP), a equipe mencionada logrou êxito em constatar a veracidade dos fatos, verificando se tratar de construção de cocheiras e chiqueiros, impedindo a regeneração natural da área.
Face o exposto foi elaborado o respectivo auto de infração ambiental no valor de R$ 750,00, por violação do Art. 48 da Res. SIMA 05/21, em 0,15ha, com consequente embargo da área e sem prejuízo da responsabilidade penal.

Supressão de vegetação nativa em Área de Preservação Permanente
Pelo município de Ipeúna/SP, policiais militares ambientais do 3º Pelotão, ocupando a viatura A-05207, dando sequência à “Operação Algae/Caipora”, durante o atendimento à demanda de Relatório de Informações Técnicas (RIT) 974/203/25 , a equipe mencionada logrou êxito em constatar a intervenção em área de preservação permanente através de ampliação de barramento já existente e supressão de vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica.
O objeto de especial preservação, em estágio inicial de regeneração, localizada em área de preservação permanente, sem a devida autorização do órgão ambiental competente.

Diante do exposto, no âmbito administrativo, lavrou-se auto de infração ambiental, aplicando-se sanção de multa no valor de R$ 2.250,00, pela violação ao artigo 43 da Resolução SIMA nº 05/2021, com o consequente embargo administrativo da área afetada, sem prejuízo da apuração da responsabilidade penal.