Defesas Civis de Pirassununga, Porto Ferreira, Descalvado e Araras alinha estratégias para a Operação SP Sem Fogo

Na segunda-feira, 7 de julho de 2025, representantes das Defesas Civis de Pirassununga, Porto Ferreira, Descalvado e Araras se reuniram para definir ações e estratégias para Operação SP Sem Fogo, uma iniciativa da Defesa Civil de Pirassununga voltada à proteção ambiental e à segurança das comunidades. O encontro, organizado pelo Agente de Defesa Civil Bombeiro rogerio Machado, foi realizado no município de Pirassununga e teve como objetivo otimizar a coordenação entre os diversos municípios, fortalecer os protocolos de prevenção a queimadas, e alinhar ações de prevenção para a temporada de estiagem.
A reunião foi conduzida pelo Coordenador da Defesa Civil de Pirassununga, Inspetor GCM Carlos Eduardo Alves de Souza, que destacou a importância da integração entre as equipes da região para conscientizar a população a não provocar incêndios.

“A operação SP Sem Fogo é fundamental para proteger as nossas áreas de preservação ambiental e as vidas das pessoas. Com a união das Defesas Civis da região, conseguiremos otimizar nossos recursos e agir para que gradativamente tenhamos cada ano menos incêndios reduzindo danos causados por incêndios”, afirmou Carlos Eduardo.
Os participantes discutiram a utilização de tecnologias como drones e sistemas de monitoramento por satélite para detecção precoce de focos de incêndio, além de estratégias de reforço no treinamento das equipes para atuação em emergências. A importância da conscientização da população sobre o uso seguro do fogo e o descarte adequado de materiais inflamáveis também foi um dos pontos centrais do encontro.

Além disso, foi ressaltada a necessidade de uma comunicação ainda mais eficiente entre os órgãos de segurança e as equipes de campo, garantindo a fluidez de informações sobre a proibição de se provocar incêndios e as ações em andamento. A colaboração entre as Defesas Civis e outras entidades, como os Bombeiros e a Polícia Ambiental, foi destacada como essencial para o sucesso da operação.
A reunião também teve a participação de representantes da Defesa Civil de Porto Ferreira, Descalvado e Araras, onde discutiram estratégias sobre divulgação da Operação SP sem Fogo através de materiais de panfletagem fornecido pelo governo do Estado de SP e todos se comprometeram com essa ação de divulgação em cada cidade.

A Operação SP Sem Fogo visa não provocar incêndios, mas também reduzir os riscos e promover a preservação do meio ambiente, garantindo que as áreas de vegetação nativa e as populações estejam protegidas durante o período de maior risco de queimadas.
Colocação de faixas

Esta semana, os valorosos homens da Defesa Civil de Pirassununga, apesarem de serem poucos, se transformam em muito, juntamente com o coordenador, Subinspetor Souza, fixaram cartazes em pontos estratégicos em áreas de risco no município.
