Tarifa Branca pode gerar economia ao contribuinte. Avalie se vale a pena aderir
Desde 1º de janeiro de 2020, está disponível para todas as residências do país a chamada tarifa branca de energia. Na prática, a modalidade beneficia com preços mais em conta as residências que concentram o uso de energia elétrica em horários de menor demanda.
Segundo os parâmetros da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), são três faixas de horário diferentes nos dias úteis: o de ponta, em que há maior demanda; o intermediário (uma hora antes e uma depois dos horários de ponta); e o fora de ponta, em que o consumo diminui. Em fins de semana e feriados, o valor é sempre fora de ponta.
A Aneel divulga uma média dos horários, mas cada distribuidora de energia define as faixas de ponta de acordo com a capacidade ociosa. No Distrito Federal (DF), por exemplo, a Companhia Energética de Brasília (CEB) fixou o período entre as 18h e as 21h. É possível consultar os parâmetros de outras cidades no site da agência.
Na média, os horários são os seguintes:
De 23h até 18h: fora de ponta
De 18h até 19h: intermediária
De 19h até 22h: de ponta
De 22h até 23h: intermediária
Apesar da possibilidade de economia, a Aneel alerta para o risco de que, se o consumidor não se enquadrar de fato no perfil de consumo fora de ponta, a tarifa possa subir.
O consumidor interessado na tarifa branca pode, porém, solicitar a mudança à distribuidora de energia, testar se houve ou não redução do valor da conta e, caso não veja vantagem, pode retornar à tarifa convencional. Se fizer isso, contudo, a unidade só pode voltar a usufruir da tarifa branca após carência de 180 dias.
Fonte: Michael Melo/metrópoles


Legislativo de Pirassununga define Comissões Permanentes para 2026 nesta segunda-feira
Operação Keravnos: Força Tática de Pirassununga apoia GAECO em Limeira
GCM de Porto Ferreira apreende 13 kg de drogas no Jardim Esperança
Comando da Polícia Militar de Leme continua firme no combate ao crime
Leme. Carnês do IPTU 2026 começam a ser entregues
As entrevistas do Programa A VOZ DO POVO, das Webs Rádios Mundial FM Pirassununga e Piracema plus