Frentista tenta ludibriar policia, é desmascarado e, acaba preso por envolvimento em roubo
Nos primeiros onze minutos da manhã de terça-feira, 2 de maio, o COPOM – 190 -, irradiou para o policiamento de área da 3ª Cia, do 36º BPM/I, um roubo em andamento em uma empresa localizada na rua Joaquim Procópio de Araújo, centro da cidade de Pirassununga/SP.
A informação chegada ao COPOM, dava conta de ocorrência de roubo a transeunte, onde dois indivíduos, um com vestes pretas e outro com vestes mais claras, depois do roubo adentraram num veículo da marca HONDA/CIVIC LXL, ano 2011, de dor prata, placas da cidade de Analândia/SP, se evadiram do local pela avenida Prudente de Moraes no sentido Cachoeira de Emas.
Os Cabos PMs Barboza e Braz, componentes da viatura I-36306, se deslocaram ao local onde havia ocorrido o roubo, seguindo para o local o Sargento PM Vandeir e Cabo PM Fabrich, os quais compunham a viatura I-36305, onde permaneceram colhendo dados sobre o ocorrido, bem como as características dos assaltantes.
Veículo foi periciado e apreendido em frente a CPJ, atrás a viatura da PM
Outras viaturas do policiamento compostas pelos Cabos PMs Éder e Freitas, indo também para o “cerco” o Capitão PM Anversa (comandante da 3ª Cia. PM) e o Cabo PM Guiguer.
Como a ação estava sendo totalmente organizada em “Operação Saturação”, veio ao apoio o Tente PM Zuffo, Cabo PM Diego e Soldado PM Mourão, do 36º BPM/I.
Em conversa com os policiais, a vítima de 65 anos, informou que estacionou seu carro na lateral de uma “pracinha”, como sempre faz, seguindo para o local do trabalho, distante cerca de 60 metros.
Segundo a vítima, ao atravessar a rua, um indivíduo que estava sentado de baixo de uma árvore na “pracinha”, correu atrás e a empurrou, derrubando-a, tentando arrancar sua bolsa, desferindo um chute e, após a violência cometida conseguiu arrancar a bolsa de suas mãos, saiu correndo, adentrando em veículo prata que estava estacionado do outro lado da “praça”.
Testemunhas disseram à polícia que já havia um indivíduo no banco do motorista e que já estava aguardando com o carro ligado, dizendo também o marginal usava um capuz, desta maneira não conseguiu pegar as características, somente que era alto e magro, aproximadamente 1,78.
Os marginais levaram da vítima a quantia de pouco mais de R$ 13.500,00 reais, folhas de cheques totalizando R$ 3.020,00, que seriam utilizados para pagamentos de funcionários.
Na bolsa foram legados documentos pessoais, cartões de banco “Santander, Banco Brasil entre outros.
O veículo conduzido por um dos suspeitos, um frentista (Lucas, 24), preso durante a ação, segundo testemunhas estava estacionado na Avenida Prudente de Moraes, fugindo depois do roubo no sentido Cachoeira de Emas, onde duas testemunhas presenciaram toda a ação dos assaltantes.
Durante o cerco do policiamento de área, os policiais militares foi informado pela viatura I- 36305, Cabos PMs Eder e Freitas, que estavam com um indivíduo abordado sendo Lucas, pela rua General Luís Barbedo, que indivíduos haviam o abordado pela Avenida Prudente de Moraes, ao lado de uma “pracinha”, onde o mesmo estava ali para pegar uma senha para uma amiga que iria realizar um exame e que os indivíduos, sendo que os bandidos haviam apontado a arma de fogo em sua cabeça e mandado ele dirigir , sendo rua em questão, onde ligou para a polícia para informar o fato.
Porém diante das versões controversas, foi realizado diligências para colher filmagens do local para confirmar a veracidade das versões colhidas com (Lucas).
Os policiais militares, de posse das filmagens e versões de testemunhas e vítima, conduziram o até então suspeito (Lucas), ao plantão policial da CPJ, onde foi realizada uma verificação melhor das imagens, sendo constatado que a suposta vítima do veículo (Lucas), teria participado do roubo, pois as filmagens demostraram que ele não narrou os fatos corretos do ocorrido, sendo dado voz de prisão em flagrante delito por roubo.
O veículo usado no roubo foi localizado em uma área verde atrás do Bairro Limoeiro, Distrito de Cachoeira de Emas.
O suspeito de nome Lucas, de 24 anos, o qual seria frentista foi preso em flagrante e recolhido na Cadeia Pública da cidade de Limeira/SP.
As forças de segurança do município, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil estão na “caça aos dois outros bandidos”.
Lucas e seus parceiros de ‘trabalho’, deverão a responder processos de Crime Consumado do Código Penal (artigo 157), em Estabelecimento Comercial § 2º, II, quando há concurso de duas ou mais pessoas.