FAB abre 242 vagas para o Curso de Formação de Sargentos

Foto: Soldado Anderson Soares / CECOMSAER
A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou Instruções Específicas para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para ingresso em janeiro de 2024. As inscrições começam no dia 23/02/2023 e terminam no dia 15/03/2023. Para se inscrever, basta acessar o site. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 (oitenta reais).
As 242 vagas serão destinadas a candidatos de ambos os sexos, incluindo cerca de 20% destinadas aos candidatos negros (lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014), que atendam às condições e às normas estabelecidas nas Instruções Específicas.
Para serem habilitados à matrícula na primeira turma do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS 1/2024), o candidato não deve possuir menos de 17 anos nem completar 25 anos de idade até 31/12/2024, e ter concluído, até a data da Concentração Final do Exame, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino.
As vagas na Opção 01 são destinadas às seguintes especialidades: Mecânico de Aeronaves (BMA) – 60 vagas; Material Bélico (BMB) – 15 vagas; Eletricidade e Instrumentos (BEI) – 16 vagas; Estrutura e Pintura (BEP) – 10 vagas; Equipamento de Voo (BEV) – 12 vagas; Suprimento (BSP) – 14 vagas; Guarda e Segurança (SGS) – 30 vagas. Já a Opção 02 inclui somente uma especialidade – Controle de Tráfego Aéreo (BCT) – 85 vagas.
O processo seletivo é composto de Provas Escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental. As Provas Escritas ocorrerão no dia 04/06/2023.
Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA), deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá-SP, no dia 07/01/2024, para habilitação à matrícula no Curso que terá duração de dois anos.
Após a conclusão do Curso com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será distribuído e classificado em uma das Organizações Militares do COMAER, localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.
Para obter mais informações, consulte o edital na página: www.fab.mil.br/eear


Leme realizará Concurso Beleza Negra, sem abandonar Atenção Básica de Saúde e, Novembro Azul
Área de 0,21 hectares em Conchal é embargada pelo policiamento ambiental da 2ª Cia de PMAmb
Carlinhos propõe implantação de anuênio para servidores e construção de Praça no bairro San Martinho
Unidade de Saúde do Porto Seguro realiza ação para atualização de dados e indicadores de saúde
Leme. Curso gratuito de Narração de História. Veja outras notícias divulgadas pelo SECOM
Polícia Militar de Pirassununga apreende quatro caminhões suspeitos de “dublagem”. Lemense devera ser investigado
Olá me chamo Patrik vou cursar o terceiro ano do ensino médio tenho 17 anos sou de Santa cruz das Palmeiras posso me inscrever no curso