COVID-19 – Importância da Vacinação

Época de frio favorece transmissão do vírus, mas vacinação evita complicações da doença
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa sobre a vacinação contra o COVID-19 .
Com a chegada dos meses frios do ano, naturalmente há aumento na incidência de doenças respiratórias, como gripe e COVID-19. A única maneira de evitar complicações recorrentes das doenças respiratórias é com a vacinação.
Manter em dia o esquema vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde é importante para prevenir complicações da COVID-19. Confira no seu cartão de vacina contra a COVID-19, a data para tomar as doses necessárias, respeitando sempre os períodos entre uma dose e outra.

Confira a situação da vacinação em Leme
Não Tomaram a 2ª Dose
Crianças – 1.657
Adolescentes (11 a 17 anos) – 729
Adultos (18 a 60 anos) – 2.349
Idosos (Acima de 60 anos) – 152
Não Tomaram a 3ª Dose
Adultos (18 a 60 anos) – 20.581
Idosos (Acima de 60 anos) – 2.082
Não Tomaram a Dose Adicional
Idosos (Acima de 60 anos) – 22.664
A importância da vacinação
A vacinação é a melhor forma de erradicar doenças e conter a propagação de micro-organismos nocivos à saúde. Quem se vacina diminui as chances de contrair a enfermidade e ainda protege seus amigos e familiares, pois diversas doenças infecciosas são transmitidas por contato ou pelo ar. A vacinação é o motivo pelo qual diversas doenças graves e sem cura estão hoje sob controle ou foram extintas. Com o público vacinado, conteremos a circulação dos vírus no país e, assim, reduziremos as complicações decorrentes das doenças, a sobrecarga dos serviços de saúde, internações e óbitos.
Mantenha sua Carteira de Vacinação
A carteira/caderneta de vacinação é um documento recebido pelos pais/responsáveis já nos primeiros dias de vida do cidadão e o acompanha por toda sua vida, nela ficam registradas todas as doses de vacinas já recebidas e também a datas previstas para recebimento de reforços ou outras doses de algumas vacinas. A caderneta de vacinação é um documento que deve ser mantido em dia, sendo comum ser solicitada por empresas e escolas, além de também ser necessário, sua apresentação, para participação em programas sociais e, em outros casos recomendada para realização de viagens à lugares mais suscetíveis a doenças específicas, como é o caso da vacina contra a malária, que deve ser administrada no mínimo 10 dias antes do deslocamento para a área de risco.
Veja o procedimento no caso tenha perdido seu cartão
Para quem perdeu o cartão de vacinação, a orientação é para procurar o posto de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via. A ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para se vacinar. O cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais.
Compareça na sala de vacinação da unidade de saúde mais próxima de sua residência, com a carteira de vacinação, para verificar se todas as vacinas estão em dia.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jd. Alvorada, ou através do telefone 3573-6599.
Fonte – Secretaria de Comunicação Social


Falecimento do Sr. Eduardo José Espinosa
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, continua com atuação acima da meta em defesa do meio ambiente
Loteria Municipal. Projeto dos vereadores Fabrício, Théo, Caridade e Sandra Vadalá, teria nascido morto, de acordo com o STF
Decisão de 1ª Instância anula a CEI dos Milhões em Pirassununga
Vereador Wellington Cintra e seus critérios