Pirassununga registra um caso de chikungunya
Mesmo com a incidência de chuvas irregulares para este período de primavera, o alerta permanente para evitar a dengue e outras doenças continuam junto à Vigilância Epidemiológica da cidade de Pirassununga/SP.
Mesmo com o controle da situação, para manter o controle dos possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti, causador de doenças como a dengue, chikungunya e zika, além de febre amarela.
Até os últimos dias de outubro e primeiros dias de novembro, havia o contágio ocorrido no primeiro semestre deste ano, num caso “importado” de dengue. Porém, na quarta-feira passada (1º), a Vigilância Epidemiológica confirmou um caso suspeito de chikungunya, contraído na cidade. Ao confirmar todos os sintomas, a pessoa infectada – que teve sua identificação preservada – iniciou imediatamente um tratamento intensivo.
No entanto, mesmo com esta contaminação, a Vigilância volta a solicitar de todos os munícipes que mantenham a atenção redobrada, para que novos casos não se manifestem. Estes cuidados incluem a limpeza geral e total de quintais e dos próprios imóveis para que o vetor, o mosquito aedes aegypti não tenha quaisquer chances de se procriarem.
Mesmo assim, Pirassununga ainda continua muito bem cotada no conceito estadual, pois não registra quaisquer casos de dengue e zika desde o segundo semestre do ano passado, tornando-se assim, numa das poucas cidades do Estado de São Paulo em que estas doençascontinuam sob controle.
Já contabilizando este caso confirmado de chikungunya, nesta primeira semana de novembro – com dados até a manhã desta quarta-feira (1º de novembro) – os possíveis casos de dengue somam 58 notificações (números estes verificados no dia 25 de outubro passado), com três registros em investigação; a chikungunya continua sob investigação em um dos cinco casos notificados; em relação à zika, dos quatro casos, todos foram descartados. Em relação à microcefalia nenhum caso foi notificado ou registrado neste ano, assim como febre amarela. Em todos os casos suspeitos, as pessoas passaram por um tratamento intenso.
A Saúde Municipal e a Vigilância mantêm o alerta à população para redobrar os cuidados neste novo período de clima quente e com nebulosidade variada, especialmente verificados no último quadrimestre, entre julho e outubro passados. Informações gerais sobre estas doenças podem ser obtidas na sede do Centro de Especialidades Médicas (CEM) – no Jardim Carlos Gomes – ou pelo telefone (19) 3563-5050, com ramais (3563-5051 até o 3563-5069).
• Comunicado – A Sala de Situação de Arboviroses tem como objetivo ser o centro de gestão de situações críticas referentes às doenças transmitidas pelo aedes aegypti, como dengue, febre amarela urbana, chikungunya e zika vírus. As reuniões acontecem sempre às primeiras terças-feiras do mês. Estes são os componentes oficiais: Secretário Municipal de Saúde; Representante da Vigilância Epidemiológica; Representante do Controle de Vetores; Representante da VISA; Representante da Coordenação da Atenção Básica; e Representante do Laboratório Municipal. Quando necessário, a sala solicita a colaboração de outras secretarias e profissionais para participarem das reuniões.
Informações da Imprensa Oficial da Prefeitura Municipal de Pirassununga


Carnaval de Descalvado terá câmeras de monitoramento na Cia. de Polícia Militar
Leme. Prefeito Claudemir Borges do (PSD) realiza novas entregas para a população. Veja também informações sobre o IPTU
Com apoio do Sebrae-SP, Agenda São Carlos 2026 debate economia local, pequenos negócios e impacto social
Polícia Militar Ambiental realiza operações contra crimes contra a fauna e flora na região
Desocupado e Pizzaiolo presos pela FT da 3ª Cia de Pirassununga por condenações da Justiça
Vereadores propõem reconhecimento das ADIs como profissionais do magistério