8ª Campanha Nacional de Vacinação dos Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo

Atenção para o calendário e idades para a vacinação contra o Sarampo
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa sobre a 8ª Campanha Nacional de Vacinação dos Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo.
Em 2022, o estado de São Paulo, em consonância com o Ministério da Saúde (MS) realizará a 8ª Campanha Nacional de Vacinação dos Trabalhadores da Saúde conta o Sarampo, no período de 04 de abril a 03 de junho, sendo 30 de abril o dia D de mobilização social.
Em Leme a campanha já está acontecendo, desde o dia 04 de abril, para os profissionais que trabalham na área da saúde, sendo realizada a vacinação somente nos que ainda não estão com as 2 doses completas.
Para as crianças
A campanha começa no próximo dia 30 de abril, o Dia “D” da mobilização de Vacinação contra o Sarampo. Devem receber a vacina, todas as crianças de seis meses e menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), não importando a quantidade de doses que já tenha tomado.
Sobre o Sarampo e a contaminação no Brasil.
O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade.
Apesar dos esforços empreendidos desde o início do programa de eliminação da doença, nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos para o sarampo, principalmente, aqueles com baixa cobertura vacinal e com bolsões de não vacinados. É o caso do Brasil, que desde 2018 vem registrando surtos de sarampo, e desde 2019, voltou a ser endêmico para esta doença, o que levou à perda do certificado de país livre do sarampo.
Segundo dados da nota Técnica emitida pelo Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual, em 2019, 2020 e 2021, até a Semana Epidemiológica (SE) 52, foram confirmados 9.325, 20.884, 8.444 e 668 casos de sarampo, respectivamente, totalizando 39.321 casos confirmados. No período de 2018 a 2021 ocorreram 40 óbitos por sarampo.

A importância da vacinação
A vacinação contra o sarampo contribuirá para a interrupção da circulação ativa do vírus do sarampo no país, minimizar a carga da doença, proteger a população, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde em decorrência de mais esse agravo.
Na campanha de vacinação contra o sarampo, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. O público-alvo, portanto, representa 2.651.118 crianças no estado de São Paulo. A meta é vacinar, no mínimo, 95% dessas crianças (2.518.562).
As ações de imunizações continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra o sarampo e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à circulação do SARS-CoV-2.
A Campanha se estenderá até o dia 03 de junho de 2022, seguindo a nota Técnica emitida pelo Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” – Secretaria Estadual de Saúde e o calendário do Governo do Estado.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jd. Alvorada, ou através do telefone 3573-6599.
Dados da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Pirassununga


Após esfaquear vítimas, homem tenta agir contra GCM que é alvejado com dois disparos
‘Motorista’ é preso pela GCM por furto em interior das Casas Pernambucanas
Falecimento do Sr. Eduardo José Espinosa
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, continua com atuação acima da meta em defesa do meio ambiente
Loteria Municipal. Projeto dos vereadores Fabrício, Théo, Caridade e Sandra Vadalá, teria nascido morto, de acordo com o STF