Ribeirão Preto vai fechar supermercados e suspender transporte coletivo por 5 dias em combate ao COVID

Duarte Nogueira (PSDB), prefeito de Ribeirão Preto, durante anúncios de restrições contra a Covid — Foto: Reprodução/Facebook
Ribeirão Preto (SP) terá regras mais rígidas contra a Covid-19 a partir de quinta-feira (27) até segunda-feira (31), como fechamento de supermercados para clientes internamente e suspensão do transporte público, disse o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (24).
As medidas foram tomadas diante do aumento de casos, mortes e internações por conta da doença. A nova fase foi batizada de “Emergencial Restritiva” pela Prefeitura e se assemelha ao decreto de “lockdown” de 17 a 21 de março. A diferença, dessa vez, é a liberação para bancos, escritórios de contabilidade, indústrias e construção civil.
“São medidas necessárias para que nós possamos fazer o gerenciamento da pandemia na nossa cidade de uma maneira a salvaguardar a oferta de saúde a quem porventura venha precisar”, explicou Nogueira.
No momento do anúncio, às 16h40 desta segunda-feira, a taxa de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) era de 96,1%, de acordo com a plataforma leitoscovid.org, com 299 pacientes internados em 308 vagas ofertadas.
Desde o início da pandemia, Ribeirão Preto totaliza 77.755 casos de Covid e 2.086 mortes. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, são 1.043 óbitos de janeiro a dezembro do ano passado e 1.043 vidas perdidas de janeiro a maio, o que mostra uma aceleração da doença.
Na segunda-feira (31) está prevista um novo anúncio da Prefeitura para avaliar os primeiros impactos das novas regras na situação da pandemia na cidade. No entanto, o secretário de Saúde, Sandro Scarpelini, acredita os resultados serão colhidos a longo prazo.
“Provavelmente a gente tem ainda pouco resultado, que foi o que a gente viu no primeiro lockdown. Demora um pouco mais, porque o ciclo de transmissão do vírus é de sete a 14 dias. A gente só vai ter resultado desse afastamento daqui a dez dias, 14 dias”, afirmou.
Fonte: G1


Após esfaquear vítimas, homem tenta agir contra GCM que é alvejado com dois disparos
‘Motorista’ é preso pela GCM por furto em interior das Casas Pernambucanas
Falecimento do Sr. Eduardo José Espinosa
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, continua com atuação acima da meta em defesa do meio ambiente
Loteria Municipal. Projeto dos vereadores Fabrício, Théo, Caridade e Sandra Vadalá, teria nascido morto, de acordo com o STF