Polícia Militar Ambiental comemora 71 anos com “Operações” em 645 municípios

Criada com o objetivo de atuar nas áreas de predominância do Meio Ambiente no dia 14 de dezembro de 1949, pelo governador Ademar de Pereira Barros, passou por alguns nomes e transformações, sendo hoje denominado de Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, que tem o objetivo em prevenir e reprimir as degradações perpetradas contra a flora, a fauna e os mananciais, completou nesta segunda-feira, 14, setenta e um (71) de atuação firma e rigorosa.

O Comando da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, apesar de um efetivo reduzido, atua nos 645 municípios paulista e litoral foi a Pioneira da América Latina.
Para comemorar o aniversário da unidade, foi deflagrada em todo o estado de São Paulo, nesta segunda-feira, 14, e terça-feira, 15 de dezembro de 2020, a Operação “Força Ambiental” com o emprego de 1.308 policiais militares ambientais, 480 viaturas terrestres e náuticas dos quatro Batalhões de Polícia Ambiental.
O objetivo da “operação” é a proteção e à salvaguarda dos recursos naturais e do meio ambiente, para as presentes e futuras gerações.
Hoje, o município de Pirassununga/SP, comemora sim, devido ao policiamento ambiental com sede na cidade, que tem a frente um comandante que realmente representa a verdadeira honestidade da Polícia Militar do Estado de São Paulo, um oficial justo e honesto, o 1º Tenente PM Ivo de Moraes, incansável e combatendo quem tentar infringir a legislação ambiental.
“Operação”
Na manhã desta segunda-feira, 14, o Capitão PM De Lima, comandante da 7ª Cia. PM com sede na cidade de Rio Claro/SP, após uma explanação aos policiais militares dos 1º e 2º Pelotões, respectivamente das cidades de Pirassununga e São João da Boa Vista, desencadeou a “Operação” aniversário, com seis (6) viaturas treze (13) homens.
Policiamento ostensivo náutico e apreensão de armadilhas de pesca
No domingo, 13, em decorrência de ações de policiamento ostensivo náutico voltado em coibir a pesca ilegal no período da Piracema no trecho do rio Mogi Guaçu, a montante da barragem da Usina da ARATU, no município de Pirassununga/SP, bairro do “Matão” pelos Cabos PMs Paiva e Cunha que lograram êxito em localizar uma (1) armadilha do tipo rede de emalhar e do tipo “covo” ou “barduelo” dispostas no ambiente aquático e emanando potencial nocividade à fauna ictiológica, dessa forma os referidos petrechos foram apreendidos e depositadas junto à sede do 1° Pelotão para posterior destruição.


Informações e Fotos – Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo


Falecimento da Sra. Sonia Aparecida Lansoni
Capivaras no Lago Municipal de Pirassununga: beleza natural ou risco à saúde pública?
Vendedor é preso por Lesão Corporal (Violência Doméstica), Ameaça, podendo responder por Tentativa de Homicídio
Dois condenados (foragidos) da justiça foram presos no Dia de Todos os Santos
RESUMO. Ações da GCM de Porto Ferreira resulta em prisão de traficante, apreensões de drogas e recuperação de motocicleta