SAMU 192 reanima criança vítima de afogamento em bacia de água
Por volta das 18h desta sexta-feira (26), a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Pirassununga, receberam um chamado para uma residência no Jardim São Valentim, onde um uma criança de 1 ano e 4 meses havia se afogado enquanto em bacia de água.
Segundo consta, o garotinho chamado Yuri estava brincando em uma bacia com água, quando se afogou, momento em que a família acionou o SAMU 192. A equipe composta pelo condutor Anderson Rogério Ruoso, enfermeiro Rafael Augusto Samora e Médico José Leandro viotto ao chegar ao local e se deparou com a criança inconsciente e iniciou o atendimento.
Por várias vezes foi realizada a “Manobra de Heimlich”, considerado o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas. Logo após a terceira tentativa a criança expeliu líquido e voltou a respirar. De imediato, a equipe fez o procedimento de entubar a criança para encaminhar ao Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga.
Após estabilizada, foi solicitada transferência da criança para o Hospital Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araras por ser referência da regional de saúde, onde possui um Centro de Terapia Intensiva Pediátrica (CTI/UTI Neonatal) que reúne profissionais e estrutura específica para o atendimento da criança.
Também participaram da ocorrência a equipe composta pelo condutor Fábio Rodrigues Pereira e o enfermeiro Amélio Marioto Neto.