Unidade Sentinela somente com Cartão SUS e comprovante de residência em Pirassununga

Na última quinta-feira (23) a Prefeitura de Pirassununga anunciou, pelas redes sociais, que em razão da procura pela Unidade Sentinela por um grande número de pessoas da região, que não residem em Pirassununga, a Secretaria Municipal da Saúde passaria a exigir a apresentação do Cartão SUS e comprovante de residência para realização dos exames de coronavírus. O prefeito, Dr. Dimas Urban, esclareceu que não será negado atendimento de urgência, mas ponderou que os exames ficarão, de fato, restritos a moradores de Pirassununga.
Ou seja, o atendimento de urgência, direito de todo e qualquer cidadão, está resguardado. Mas o prefeito explicou que a verba recebida pela Prefeitura para casos de Covid-19 está sendo aplicada pesadamente, em testes PCR, já que esses testes são muito eficientes. Isso garante medidas preventivas mais eficientes em Pirassununga, mas se houver atendimento a munícipes de outras cidades, não haverá capacidade para suprir as demandas.

Cumpre destacar que os mesmos exames PCR podem ser contratados por quaisquer outros Municípios junto à USP, já que os Municípios brasileiros receberam verbas específicas de combate à Covid-19. Porém, por serem verbas específicas e enviadas considerando-se a população de cada cidade, o dinheiro é limitado.
No fim de junho deste ano já foram investidos cerca de R$ 170 mil da verba do governo enviada para gerir o combate à Covid-19 em mais de 900 exames PCR; sendo feitos ainda 200 testes rápidos. Em cerca de 20 dias foram cerca de 1.500 atendimentos.
Por isso, evitando-se sufocamento do sistema de atendimento e da realização dos exames, não será colhido material para exame a moradores de outras cidades.
Com informações da Prefeitura Municipal de Pirassununga


                                    Polícia Militar de Pirassununga apreende quatro caminhões suspeitos de “dublagem”. Lemense devera ser investigado                                
                                    Policiamento Ambiental dos Pelotões da 2º Cia. PM Ambiental agem com rigor neste Defeso da Pesca                                
                                    Capivaras no Lago Municipal de Pirassununga: beleza natural ou risco à saúde pública?                                
                                    Vendedor é preso por Lesão Corporal (Violência Doméstica), Ameaça, podendo responder por Tentativa de Homicídio                                
                                    Dois condenados (foragidos) da justiça foram presos no Dia de Todos os Santos                                
                                    RESUMO. Ações da GCM de Porto Ferreira resulta em prisão de traficante, apreensões de drogas e recuperação de motocicleta