PM Ambiental de Pirassununga realizou Operação Madeireira e doação de Peixe
Durante “Operação Madeira” nesta quarta-feira, 21, pelo município de Conchal/SP, policiais militares ambientais do 1º Pelotão PM Ambiental de Pirassununga/SP da 7ª Cia PMA de Rio Claro/SP realizarão a fiscalização em uma Madeireira.
De acordo com os homens do policiamento ambiental, a princípio, o pátio pátio encontrava-se parcialmente organizado sendo deliberado que fosse procedida sua conferência, onde as equipes compostas pelos policiais militares ambientais comandados pelo 1º Tenente PM Ivo Moraes, Cabos PMS Paiva, Da Silva, Jacomussi e Soldado PM Silvério.
Após vistoria minuciosa de todo estoque de madeira nativa existente no pátio, valendo-se do método de conferência peça a peça por espécie e tipo de corte em confronto com seu respectivo DOF (Documento de Origem Vegetal), lograram êxito em constatar a existência de 0,6480 metros cúbicos de madeira que foram “adquiridos” ilegalmente (estoque em excesso).
Também, os policiais ambientais, constataram a quantia de 87,77 metros cúbicos de madeira nativa que foram “vendidos” de maneira ilegal (estoque em déficit), sendo ainda verificado pela equipe indícios do exercício de “desdobro” ou “serraria” sem que fosse apresenta a Licença de Operação exigida.
Diante dos fatos, foram elaborados dois (2) – AIA – Autos de Infração Ambiental, sendo um auto na modalidade Advertência por “adquirir” e o outro auto valorado em R$ 26.333,67 por “vender” madeira ilegal nos termos do parágrafo 1º do artigo 48 da Resolução SMA 48/14, destacando que o infrator responderá por crime ambiental nos termos da Lei Federal 9605/98, ficando ainda o estoque em excesso apreendido para posterior destinação.
Ação Social
Na tarde de segunda-feira, 19, o policiamento militar ambiental do 1º PMA de Pirassununga juntamente com a AMCEMA (Associação de Moradores do Cerrado de Emas) fizeram a doação de pescado a uma família carente do bairro Santa Clara/Cerrado de Emas, isto devido a apreensão do peixe, isto após a emissão de laudo técnico que atestou sua salubridade.