Administração dos milhões perdidos e dos servidores públicos constrangidos

Reportagem atualizada as 10hs28 de 19/12/25
Presente de Natal. Decreto do prefeito ‘cancela’ Ceia Natalina dos servidores municipais
No final da tarde desta última 5ª feira, 18/12, a publicação de um Decreto Municipal caiu como uma ‘bomba’ na cidade. Trata-se do Decreto Municipal nº 9.017/2025, o qual alterou, de súbito, a data de pagamento dos salários dos servidores públicos municipais do dia 23/12 para 30/12.
A surpresa se deu porque o calendário de pagamento dos salários dos servidores públicos já havia sido estipulado no Decreto Municipal nº. 8.862, de 27/01/2025, sendo o pagamento dos vencimentos de dezembro de 2025 decretado para 23.12.2025.
Após quase 1 ano da decretação do pagamento dos referidos vencimentos para o dia 23/12, o Prefeito Municipal FERNANDO LUBRECHET, bem como, sua Secretária de Governo ANA LÍDIA DE SOUZA PELAIS (também servidora pública municipal), publicam o Decreto Municipal nº 9.017/2025, deixando os servidores públicos com a ‘calça curta’ às vésperas do Natal. Uma data decretada já há tanto tempo, agora, é alterada, repentinamente, com ‘aviso prévio’ de apenas 5 dias antes da perspectiva de recebimento.
Temos recebidos várias mensagens de Servidores Públicos Municipais quanto ao dano causado pós publicação do referido decreto. Muitos tinham se programado com a perspectiva do recebimento do dia 23.12, para várias ações, como por exemplo: viagem com a família, receber visitas em sua casa, comprar no dia 23 e 24 presentes para seus filhos e netinhos e, até mesmo, pagar contas acumuladas que, se não pagas, gerarão enorme dano. Enfim, o PREJUÍZO PELA DESCORDENADA DECISÃO DO PREFEITO É ENORME. Por esta razão …
– ESTES DANOS TRARÃO AOS AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS GRANDE CONSTRAGIMENTO –
O motivo que tem sido veiculado em outros meios jornalísticos e redes sociais quanto a alteração da referida data de pagamento aos servidores públicos, é de que o Prefeito Municipal NÃO TERIA CONSEGUIDO ADMINISTRAR AS FINANÇAS PÚBLICAS este ano, como os Governos anteriores (da “VELHA POLÍTICA”) conseguiram, para que, chegando em 19.12, pudesse pagar outras contas municipais, como INSS e Vale Alimentação dos funcionários contratados pela CISMETRO e, assim, teria resolvido privilegiar estes compromissos ao honrar a data firmada de pagamento dos salários do servidores públicos municipais.
Essa notícia pegou essa redação de surpresa uma vez que o Prefeito Municipal, em uma entrevista concedida na última 4ª feira, 17/12, a uma emissora de rádio da cidade, teria ‘se gabado’ de que sua Administração teria conseguido fazer uma gestão equilibrada e honrar todos os seus compromissos mesmo com o superestimado orçamento público que ele teria herdado.
Enquanto isso e, quase que no mesmo tempo, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo TCE-SP emitiu relatório de análise das contas e administração pública de Pirassununga, apontando 18 ALERTAS por IRREGULARIDADES NA GESTÃO do Prefeito FERNANDO LUBRECHET.
PORQUE FALTOU DINHEIRO NOS COFRES PUBLICOS PARA PAAGR OS SERVIDORES DIA 23.12?
Essa é a pergunta que ‘não quer calar’? Aqui, explicamos o porquê da manchete “ADMINISTRAÇÃO DOS MILHÕES PERDIDOS”. Senão vejamos as ‘aventuras’ contadas no ano de 2025 do Governo Fernando Lubrechet:
– Golpe do Vale alimentação, onde foi ‘saqueado’ dos Cofres Públicos 2,2 milhões de reais;
– Contratação, sem concorrência pública, da empresa de Consultoria CONAM, pelos míseros 3,8 milhões de reais;
– Contratação, por Ata de Registro de Preço, de quase 900 mil reais para alimentação em, entre outros, ‘festinhas e eventos’ da Prefeitura Municipal;
– Contratação da Banda FACMOL pelos míseros 35 mil reais para uma apresentação rápida no centro da cidade para, talvez, nem 0,5% da população Pirassununguense;
– Pagamentos milionários para CISMETRO (com denúncias, até, de que há gente recebendo horas extras sem trabalhar). Aqui abrimos parênteses: precisa ser investigado, com rapidez e rigor, a contratação de dois parentes de vereadores na CISMETRO. Tem primo/sobrinho de um vereador e a filha de outro lá contratados. Talvez seja por isso que estão na base do prefeito.
Ou seja, o que tem sido visto e falado por vários cidadãos pirassununguenses é que o PREFEITO FERNANDO LUBRECHET, que provavelmente teria ganhado a eleição como “EFEITO COLATERAL” das Ações do Ministério Público (que suspendeu o Dr. Mantovani do cargo de Prefeito e que, já dois anos após as operações, não provou nada, prejudicando, assim, o andamento da cidade), seria “O PREFEITO DOS DISCURSOS”, se referindo ao fato de que ele fala, fala, fala e, na verdade, a cidade para, para, para.
A situação foi tão revoltante, que voltou a circular nas redes sociais um vídeo do Dr Mantovani, publicado em 11.2023, onde de uma vez só ele concedeu aos Servidores Públicos: 10% de reajuste real + inflação sobre o salário de todos os servidores públicos; aumento de R$ 870 para R$ 1.000 reais do vale alimentação; extinção da referencia 19 passando todos para referencia 20 (beneficiando centenas de servidores públicos); pagamento integral do 13º salários do Servidores em 30.11.2023; e pagamento antecipado do salário de dezembro daquele ano no dia 22.12.2023. Isso tem levado alguns servidores a comentarem:
“Olha o pacote de medidas do Dr. Mantovani à favor do Servidor Público, mesmo tendo pago milhões para a empresa que cuidava do Limpeza Urbana (coleta de lixo, poda e supressão de árvores, capinagem, pintura de meio fio, varrição mecanizada). Hoje vemos que isso sim era fazer Gestão Pública, afinal, o Dr Mantovani entregou serviços públicos a população e honrou, como ninguém na história, a classe dos Servidores Públicos Municipais”.
OS VEREADORES:
Esta redação, em tom investigativo e analítico, checou quais vereadores se manifestaram até este momento sobre essa ‘bomba’ que trouxe prejuízo ao Servidores Públicos Municipais. Detectamos que se manifestaram A FAVOR DOS SERVIDORES PÚBLICOS os seguintes vereadores: Gigio, Luciana do Léssio, Mirelle Bueno, Carlinhos de Deus, Wallace Bruno e Dú da Farmácia.
Já, os vereadores tidos como ‘da SITUAÇÃO’ Fabrício Lubrechet, Capitão Théo e Reinaldo Caridade é muito provável que não se manifestem contra este Decreto que prejudicou os servidores públicos municipais, muito pelo contrário, podem, ainda, se manifestar tentando justificar a falta de planejamento do atual Alcaide.
Mas o que realmente surpreende esta redação é a possível falta de manifestação da vereadora SANDRA VADALÁ e WELLINGTON CINTRA. Ambos, que tanto elogiaram na gestão passada os Servidores Públicos Municipais, com expressões como: valorosos, guerreiros, ‘doadores da vida’ e outros adjetivos mais, até este momento parecem permanecer calados.
A postura de ambos tem incomodado alguns servidores públicos, os quais nos tem enviado mensagens, como por exemplo essa: “estes dois vereadores elogiavam os servidores públicos para buscarem informações internas com a finalidade de tentar, de todas as formas, prejudicar o Governo anterior. Agora, que parece terem se acomodado com o atual Governo, não estão nem aí para o Servidores Públicos”.
As Redação: Este espaço continua aberta para manifestações dos vereadores.


Sindicato dos Funcionários Públicos de Pirassununga emitiram NOTA DE INSATISFAÇÃO
GVVS entregou 22 poltronas para os leitos do SUS da Santa Casa de Pirassununga
O Capitão PM Porto: Uma Trajetória de Dedicação e Humildade
Criminoso que chegou a usar ‘sombrinha’ em roubo é preso em Descalvado
Pirassununga celebra cultura e solidariedade no 2º Encontro de Passinho Flashback
GCM de Porto Ferreira tira de circulação em quatro abordagens, 1.143 porções e uma Pistola .380