Sebrae-SP oferece quatro meses de acompanhamento gratuito para micro e pequenas empresas de Pirassununga

Podem participar pequenos negócios que buscam aumentar faturamento e produtividade; inscrições vão até dia 15 de setembro
O Sebrae-SP está com inscrições abertas para micro e pequenas empresas de Pirassununga interessadas em participar do programa Agente Local de Inovação (ALI) Produtividade, que oferece quatro meses de acompanhamento individualizado e gratuito. Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de setembro pelo link: https://contato.sebraesp.com.br/aliprodutividade/.
O ALI Produtividade é uma parceria entre Sebrae, Governo Federal, Senai e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O programa busca promover melhorias rápidas e de alto impacto por meio de agentes bolsistas que acompanham cada empresa, identificam gargalos e elaboram um plano de ação com soluções práticas.
A iniciativa é voltada a negócios dos setores de comércio, serviços e indústria que desejam aumentar sua competitividade por meio da inovação. Nos últimos anos, mais de 1.100 empresas da região participaram, registrando um aumento médio de 37% na produtividade e 14,1% no faturamento.

Segundo o consultor de negócios do Sebrae-SP Alex Lavelli, os resultados têm sido consistentes. “O programa traz mudanças visíveis em pouco tempo. Já no início do acompanhamento é possível notar empresários conquistando ganhos em vendas, produtividade e organização. Esse impacto imediato é o que torna o ALI Produtividade tão transformador”, afirmou.
Casos de sucesso na região
Diversos negócios da região já colhem resultados positivos com o ALI Produtividade, entre eles uma empresa que fabrica móveis desde 2020. Seus sócios-proprietários, Fernanda Pascon Occik Cunha e Renato Pascon Occik, sentiam a necessidade de um olhar externo sobre o negócio e decidiram procurar o Sebrae-SP. Com o apoio da agente local de inovação, aprimoraram sua presença digital no Google e no Instagram e criaram ações de relacionamento, como o “café com arquitetos”, que será realizado em breve junto com o lançamento de novos produtos.
O acompanhamento também trouxe avanços administrativos, como a criação de ferramentas para monitorar orçamentos e pedidos, melhoria no atendimento e no pós-venda, uso do LinkedIn e análise mais detalhada de indicadores financeiros. “O resultado foi um crescimento de 10% a 15% no faturamento em relação ao ano anterior, além da reativação de clientes antigos”, contou Renato.
Outro ganho foi o planejamento estratégico. “Conseguimos identificar meses sazonais de baixa venda e lançamos uma linha de móveis avulsos para manter o fluxo de faturamento. Para nós, o programa foi um divisor de águas no negócio”, comentou Fernanda.
Um mercado de bairro foi outro case de sucesso do ALI Produtividade. Administrado por Ana Carolina do Amaral Andrade e Rodrigo de Bueno de Andrade, o negócio enfrentava dificuldades no controle de mercadorias. A principal fragilidade era a gestão de estoque: produtos de baixa saída eram comprados em excesso, comprometendo o capital de giro.

Os empresários já notaram resultado após acompanhamento do ALI. “Com o apoio do ALI, passamos a usar relatórios diários de vendas, identificando quais produtos tinham mais ou menos rotatividade. Essa simples mudança possibilitou compras mais assertivas, fluxo de caixa saudável e até a formação de reserva financeira para reinvestimentos”, relatou Ana Carolina.
Após pouco tempo desse acompanhamento individualizado, o resultado começou a aparecer. “Hoje conseguimos planejar melhor, temos mais controle e tranquilidade para tomar decisões. O programa realmente nos mostrou o caminho certo”, destacou Rodrigo.
SERVIÇO
Programa ALI Produtividade
Inscrições gratuitas: https://contato.sebraesp.com.br/aliprodutividade/
Prazo: até 15 de setembro de 2025
Mais informações pelo telefone (16) 3362-1820 ou em qualquer unidade do Sebrae Aqui