PMs Ambiental realizaram Treinamento de Adaptação e Capacitação Básico associado ao Patrulhamento Náutico

Na manhã desta segunda-feira, 28, o Sargento PM Rubem e o Cabo PM Claudino, do 1º Pelotão, da 2ª Cia de PMAmb, foram instrutores nas Águas do Rio Mogi Guaçu, Distrito de Cachoeiras de Emas, o Treinamento de Adaptação e Capacitação Básico associado ao Patrulhamento Náutico (TACB), a policiais militares ambientais dos três pelotões, 1º, 2º e 3º, respectivamente Pirassununga, São João da Boa Vista, que estão integrando nas equipes dos pelotões.

Durante o estágio, foram desenvolvidas atividades de orientação quanto às normas de segurança para realização de navegação, manutenção da embarcação, manuseio dos equipamentos e fiscalização da fauna ictiológica. Foi realizado um patrulhamento ostensivo náutico, onde todos os estagiários foram orientados quanto ao uso de remo e funcionamento do motor da embarcação, condizentes com as atribuições rotineiras da Polícia Militar Ambiental. Os policiais acompanharam a conferência da embarcação, incluindo o correto funcionamento do motor, sob supervisão da sede do pelotão.

No decorrer das ações, os militares tiveram a oportunidade de aplicar conhecimentos por meio da fiscalização direta dos recursos naturais, especialmente no tocante à fauna ictiológica, demonstrando comprometimento, iniciativa e zelo pelas normas ambientais vigentes.

Destaca-se, ainda, que os policiais atuaram em situações reais, técnicos na lavratura de Termo de Vistoria Ambiental (TVA).

O desempenho dos militares foi marcado por elevado grau de profissionalismo e aprendizado, contribuindo significativamente para sua formação técnico-operacional no âmbito do policiamento ambiental.

Veja a lista dos novos integrantes; do 1º Pelotão – Cabo PM Luiz Augusto e Soldado PM Gentil e Gatti; 2º Pelotão – Cabo PM Márcio e Soldado PM Henrique e 3º Pelotão – Cabo PM Sartori e Soldado PM Zampronio. A Embarcação denominada de Lambari II usada durante o treinamento.



Fonte – 2ª Cia. PM Ambiental