Sem rumo e dinheiro no esgoto. SAEP tenta rebater reportagem com notícia inverídica fazendo fake news

Atualizado as 22h13 de 26-06-2025
Um Post, em forma de Nota de Imprensa, foi colocado na página do facebook do SAEP, sobre as obras paralisadas do emissário do esgoto que ‘rasga’ toda zona leste, sudeste e noroeste de Pirassununga, emissário este que ligaria desde o Polo Industrial Guilherme Muller Filho, até a Estação de Tratamento de Esgoto, no bairro Laranja Azeda.
A obra foi planejada e planilhada pelo então Superintendente da referida autarquia, o engenheiro João Alex Baldovinotte, a qual foi entregue por ele, para o então prefeito Dr. José Carlos Mantovani.
Tempos depois, João Alex, foi exonerado, assumindo seu lugar o inexperiente Jefferson Couto, que deu início às obras, até seu afastamento juntamente com o então prefeito, Dr. Mantovani.
Assumiu, por determinação da justiça, a chefia do executivo municipal, o ex-vereador Cícero Justino, que nomeou, o também inexperiente Fausto Victorelli Júnior, que deu continuidade na obra, até o retorno do Dr. Mantovani, para a cadeira do executivo, sendo nomeado um diretor, que apesar de ser técnico (funcionário concursado) não possui bagagem para a condução da autarquia, dando também continuidade à obra.
Eleito prefeito, Fernando Lubrechet (NOVO), deu um ‘show’, em dizer que não iria usar nada da velha política, colocando na Superintendente do SAEP, um desconhecido, Pedro Westphal Nunes, pior, também sem conhecimento para a função.
Mas, devido ao cronograma a obra continuou através da mesma equipe de funcionários, competentes, dedicados e altamente profissionais, sendo interrompida, para que uma obra fosse realizada na entrada/saída da cidade, no prolongamento da Avenida Padre Antônio Van Ess.
Assim, sem fiscalização da engenharia, bem do Superintende, a obra ficou parada com a “boca” do tudo aberta, devido as chuvas, a enchorrada levou para certa de 2.500 metro de tubo, lama e barro.
Na nota que segue abaixo está escrito: Economia de até R$ 130 mil/ano em energia; Expansão da rede para novos loteamentos; E maior eficiência no sistema, sem aumentar tarifa.
Isto tudo, planilhado e projetado por João Alex Baldovinotte.
Outro fato que chama atenção é da foto, por sinal antiga. A máquina que aparece na foto, não deixou a ETA dois, essa segunda-feira, 26, mais uma ‘brincadeirinha do NOVO’.
Post de Pirassununga e SAEP
Enquanto circulam versões distorcidas sobre a obra do emissário de esgoto da Zona Leste, o SAEP segue trabalhando com transparência e responsabilidade, entregando soluções técnicas para desafios reais.
A obra não está parada — está em andamento, com projeto complementar de drenagem subterrânea em fase final de aprovação ambiental e aquisição de materiais para garantir estabilidade e qualidade da rede.
Com isso, reforçamos:
Não há desperdício de dinheiro público.
Cada decisão tem base técnica, respeito à legislação e compromisso com o seu dinheiro.
Quando concluída, a obra trará:
• Economia de até R$ 130 mil/ano em energia,
• Expansão da rede para novos loteamentos,
• E maior eficiência no sistema, sem aumentar tarifa.
O SAEP segue presente, resolvendo, trabalhando e entregando.
Da Redação: Ninguém assumiu a autoria desta Nota de Imprensa, um tanto mentirosa.