Fiscalização de caçambas estacionárias será feita pelo Demutran

maio 1, 2023 Imprensa Oficial 2 0 comentários
Já está valendo em Pirassununga a lei que disciplina o uso de caçambas estacionárias de resíduos da construção civil na via pública, bem como regulamenta o plano de resíduos das obras. A lei determina que pessoas físicas ou jurídicas que necessitarem depositar resíduos da construção civil (entulho) na via pública, por curto espaço de tempo, deverão fazê-lo por meio de caçambas estacionárias.
A fiscalização sobre possíveis irregularidades nas caçambas será feita pelo Departamento Municipal de Trânsito ? Demutran.
Confira como funciona a lei:
O proprietário ou responsável por qualquer obra de construção, ampliação, reforma e demolição no município, deverá dar destinação aos resíduos produzidos na mesma de maneira correta, seguindo resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente ou utilizar o serviço de empresas de caçambas devidamente credenciadas.
A colocação da caçamba estacionária deve considerar as normas de trânsito, a limpeza urbana, o meio ambiente e a segurança de pedestres e veículos.

A caçamba deverá ser posicionada no sentido do tráfego, sendo expressamente proibido trafegar na contramão para sua colocação e posicionada paralela ao meio-fio, à distância de 30 cm, de forma a não prejudicar o escoamento das águas pluviais, desde que não ultrapasse a faixa de estacionamento.
Não é permitida a colocação de caçamba estacionária nos seguintes casos:
– em cima da calçada (passeio);
– em local proibido de estacionamento;
– sobre a faixa de pedestres;
– em vagas especiais;
– impedindo o acesso a hidrantes;
– inclinada em relação ao meio-fio, quando ocupar espaço 2,70 m de largura.
As caçambas deverão obedecer os seguintes requisitos:
– dimensões externas máximas de 2,80m por 1,80m e altura de 1,40m e capacidade máxima de 5 metros cúbicos
– ser dotadas de tampa ou outro dispositivo de cobertura adequada de modo a impedir a queda de materiais durante o período de transporte e restringir o conteúdo da caçamba ao volume máximo de sua capacidade
A colocação da caçamba estacionária na via pública deverá ser realizada somente por empresas legalmente autorizadas pelo Poder Público Municipal e o transporte por veículos apropriados, pertencentes às permissionárias, devidamente cadastradas junto ao Executivo Municipal.
A não observância ao disposto nesta lei, após notificação e prazo para regularização ao infrator, será cominada multa na ordem de 100 Unidades Fiscais do Município (UFMs). Após aplicada a multa ao persistir a situação da infração será a obra embargada.


Falecimento do Sr. Eduardo José Espinosa
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, continua com atuação acima da meta em defesa do meio ambiente
Loteria Municipal. Projeto dos vereadores Fabrício, Théo, Caridade e Sandra Vadalá, teria nascido morto, de acordo com o STF
Decisão de 1ª Instância anula a CEI dos Milhões em Pirassununga
Vereador Wellington Cintra e seus critérios