Comando da Polícia Militar de Pirassununga lança programa ‘Vizinhança Solidária”

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, através do Capitão PM Anversa, comandante da 3ª Cia. PM da cidade de Pirassununga/SP, ao lado do Cabo PM Mancin, na sexta-feira, 29, realizaram oficialmente a implantação do Programa Vizinhança Solidária (P.V.S) na área comercial do município.
O programa apresentado vai atingir neste primeiro momento os comerciantes e empresários no quadrilátero; das ruas Duque de Caxias, José Bonifácio, Andradas e XV de Novembro.
Este quadrante foi escolhido com base nos indicadores criminais da região como sendo um Projeto Piloto, tendo como objetivo na redução dos delitos criminais.
O objetivo do Capitão PM Ricardo Henrique Teixeira Anversa é expandir o programa para outras localidades, tudo com planejamento e de maneira organizada, para que todos possam ser beneficiados.
Este programa lançado na sexta-feira em questão teve iniciou-se no dia 11 de julho, através de reunião realizada na sede da ACIP (Associação Comercial e Industrial de Pirassununga).
Na oportunidade foi escolhido como ‘tutor’ Gabriel Ormieres, da empresa THS Provider que será responsável pela interlocução dos agregados com as “forças policiais” do município.

Após a reunião que culminou com o lançamento do programa, uma mobilização entre os presentes para confecção das placas de identificação do referido “Programa”, os quais após confeccionados foram entregues e instaladas após a solenidade na Sala Comercial da THS Provider.
Na oportunidade se fizeram presentes, Valmir Mistieri (ACIP), Capitão PM Ricardo Henrique Teixeira Anversa, Cabo Mancin e Soldado PM Guiguer, entre outros.
Na terça-feira, 9 de agosto, na dando ontinuidade nas ações do ‘Programa’ ocorrerá na sede da ACIP a capacitação em prevenção primária para os participantes do programa. Até o momento cerca de quarenta (40) comerciantes do quadrante piloto já aderiram ao programa, o que corresponde cerca de 55%.
Existe uma expectativa de que no decorrer da semana mais comerciantes possam aderir ao programa. Assim, comerciantes que queiram entrar no ‘programa’, podem entrar em contato com o o ‘tutor’ Gabriel na empresa THS Provider, ou obter informações na sede da ACIP.
Vizinhança Solidária
Vizinhança Solidária é um programa de governo, implementado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e consiste num grupo de pessoas tidas como lideranças comunitárias e que tenham internalizado que é necessário se reduzir a intolerância social que predomina nas grandes cidades, aproximando os vizinhos um dos outros e por consequência resgatando a sensação de segurança, por meio de posturas preventivas individuais e coletivas, desenvolvendo-se o sentimento de pertencimento social e dizendo não a indiferença para com o outro, fomentando a prevenção primária social.
A Prevenção Primária por sua vez, são conjuntos de posturas ou iniciativas pessoais adotados pelo cidadão objetivando não ser vítima de um crime.
POR QUE PARTICIPAR É IMPORTANTE?
Para se reduzir a intolerância social que predomina nas grandes cidades, aproximando os vizinhos um dos outros e por consequência resgatar a sensação de segurança na sua região.
O programa é de adesão espontânea e voluntária, mas a sua participação é importante para que por meio de posturas preventivas individuais e coletivas, desenvolva-se o sentimento de pertencimento social e se diga não à indiferença para com o outro.
COMO ESTIMULAR OS MEUS VIZINHOS A PARTICIPAREM JÁ QUE NÃO OS CONHEÇO?
É justamente neste ponto que o programa se encaixa. A vida em grandes cidades amentou a indiferença social, portanto, há uma necessidade de se investir em Segurança Pública, que deve ser encarada como qualidade de vida e não como um incômodo. Segurança Pública além de um dever do Estado, por meio sim da Polícia Militar, art. 144 CF/88, é também responsabilidade de todos.
A POLÍCIA MILITAR PARTICIPA
– Identificando LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS;
– Promovendo reuniões de mobilização com a comunidade organizada;
– Escolhendo os locais para afixação das placas com base nas ferramentas de inteligência policial e de gestão;
– Proferindo palestras sobre Prevenção Primária de Sensibilização;
– Visitações ao tutor por meio dos Cartões de Prioridade de Policiamento e monitoramento dos indicadores criminais da região.
O programa VIZINHANÇA SOLIDÁRIA NÃO SUBSTITUI O CONSEG
Ao contrário, o PVS é o núcleo de ação local de uma região e tem como missão apoiar as demandas do CONSEG, que por sua vez tem que incentivar a formação de Vizinhos
Solidários. Todos juntos para o bem comum da segurança local.
O PROGRAMA prevê um tutor, que é aquele que geralmente exerce uma liderança na localidade que será implementado o programa. Ele poderá usar de sua criatividade para
– Criar grupos em redes sociais ou páginas para difusão de posturas preventivas, mas nunca com a ideia de que consistirá em benefício aos participantes.
– Mobilizar outras pessoas a aderir ao programa;
Organizar o grupo de whatsapp, etc…
O TUTOR não fará a função da Polícia Militar. A missão de preservar a Ordem Pública por meio do policiamento ostensivo e preventivo é exclusiva da Polícia Militar.
O programa pode ser implantado em ruas de um determinado bairro ou região, condomínios, comércios, escolas, hospitais, indústrias, áreas rurais entre outros, conforme a peculiaridade local.
O programa prevê a instalação de uma placa de publicizacão do PVS.
A confecção das placas é por meio de patrocínio privado não oneroso, escolhido entre os parceiros da Polícia Militar e da comunidade.
O programa é de adesão voluntária, procure a Companhia da Polícia Militar mais próxima, ou se informe no CONSEG. O importante é que você se organize, ações isoladas não tornará sua vizinhança Solidária!!
Segurança é acima de tudo qualidade de vida.
É imprescindível que você seja sempre preventivo e não reativo. Valorize a vida sempre, ela é seu maior patrimônio.
Outros bairros que desejarem participar do programa ‘Vizinhança Solidária’ pôde entrar em contato na sede da 3ª Cia. PM para obter maiores informações.
- Ademir Naressi


Falecimento do Sr. Eduardo José Espinosa
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, continua com atuação acima da meta em defesa do meio ambiente
Loteria Municipal. Projeto dos vereadores Fabrício, Théo, Caridade e Sandra Vadalá, teria nascido morto, de acordo com o STF
Decisão de 1ª Instância anula a CEI dos Milhões em Pirassununga
Vereador Wellington Cintra e seus critérios