Inscrições para o Encceja 2018 estão abertas até 27 de abril
Por G1 – Provas do Encceja Nacional 2018 serão em 5 de agosto. Prova pode dar diploma de ensino fundamental e ensino médio para pessoas que não se formaram na idade correta.
As inscrições para oExame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018 foram abertas nesta segunda-feira (16) e poderão ser realizadas até as 23h59 de 27 de abril. As provas estão marcadas para 5 de agosto.
De acordo com o governo federal, a novidade desta edição é que será preciso justificar ausência na prova de 2017. “Gratuito, o Encceja Nacional teve uma taxa de ausência de 60% em 2017”, informa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Sistema de Inscrição pode ser acessado pelo endereço http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja. Entre 30 de abril e 4 de maio serão recebidas as solicitações para Atendimento por Nome Social. A
Datas das demais edições
O Encceja Nacional terá provas em 5 de agosto e o Encceja Exterior, em 16 de setembro. As edições direcionadas a adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (PPL) serão realizadas em setembro.
Enquanto o Encceja Exterior PPL terá as provas aplicadas entre 17 e 21, o Encceja Nacional PPL será realizado em 18 e 19.
Histórico
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é indicado para quem não concluiu os estudos no tempo regular. Até 2016, o Enem podia ser usado para obter o diploma do ensino médio ou fundamental. Foram 991.268 inscritos no último ano em que o Enem serviu para esse propósito. Em 2017, 1,5 milhão de pessoas no Brasil e no exterior se inscreveram no Encceja.


PM de Leme. Um domingo de apoio religioso e ações preventivas em ‘bares e trânsito’
Polícia Militar Ambiental intensifica fiscalizações contra pesca irregular
Megaeventos tidos como ‘eletrônicos ou rave’ entram em fase decisiva no Ministério Público e geram expectativa em Pirassununga
Ex-prefeito Ademir Lindo comenta no programa “A Voz do Povo”, ocorrido em 2008 em Cachoeira de Emas. Em plena Semana Santa (2026) comerciantes estão preocupados
Força Tática de Pirassununga prende em flagrante “mecânico” por tráfico de drogas
Leme. PM prende homem com mais de meio kg de cocaína embaladas para venda