Arduino Day 2018: o maior evento de robótica do interior foi realizado em Pirassununga
No ultimo sábado (12), a FZEA/USP foi sede do Arduino Day 2018, um dos eventos mais esperados pelos makers no mundo todo no ramo da robótica e da tecnologia, através do Hacker Club A51 que tem como coordenador o Doutorando Marcelo Eduardo de Oliveira e do Prof. Adriano Tech.
O principal objetivo do evento foi motivar e ensinar estudantes a inovar e criar projetos com o microprocessador Arduino, promover intercâmbio de conhecimento entre os entusiastas dessa ferramenta e divulgar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas com hardware e software livres.
 
O evento contou com palestras de autoridades renomadas em Tecnologia e inovação de todo o estado, entre os principais convidados o Prof. Eduardo Simões (ICMC/USP que realizou palestra sobre Arduino no controle inteligente de robôs, além da apresentação do Projeto Robôs na Escola, e também o Uso de automação residencial com Arduino e Bluetooth para programar robôs.
O vereador Vitor Naressi (MDB) esteve presente prestigiando o evento, onde através de uma parceria que está sendo formatada entre a Prefeitura Municipal e a FZEA/USP/Hacker Club A51, onde o objetivo é democratizar a robótica levando o conhecimento básico para os alunos da rede municipal de ensino, e com isto implantar no segundo semestre deste ano o Projeto Robôs na Escola em Pirassununga.
Cerca de 120 pessoas prestigiaram o evento na FZEA, onde tiveram a oportunidade de conhecer diversas aplicações do Arduino utilizadas nas diversas atividades de ensino e pesquisa da Universidade.
 
O Projeto “Robôs na escola” busca a inclusão digital através do ensino de robótica e inicia suas atividades em Pirassununga a partir do mês de Julho, sob a organização do Hacker Club A51. Em Junho acontecerão os treinamentos e capacitação dos membros da primeira gestão do clube e, também, dos voluntários do projeto.
Já em Julho acontecerá a realização de um projeto piloto em uma escola da rede municipal de ensino. No segundo semestre acontecerá o lançamento oficial do projeto para a comunidade Pirassununguense.
Demais palestras ocorreram no mesmo dia, como Hello World, Arduino para Iniciantes – Palestrante Marcelo Eduardo de Oliveira – HCA51 (EESC/USP), “Monitoramento de Gado no Pasto com Arduino, módulos GPS e GSM” – Palestra apresentada pelos alunos: Vitor Souza e Giovanni Polette – HCA51 (FZEA/USP), “Arduino no controle e monitoramento de ambientes, sensores e atuadores” – Palestra apresentada pelos alunos: Matheus Zuccherelli e Hugo Hatori – HCA51 (FZEA/USP), “Arducopter no controle de Drones”, Bruno Eduardo (EESC/USP), “Robô seguidor de linha OBR” Time Black Dragons (SESI-Leme), “Arduino no controle de ambientes Aquapônicos” – Palestra apresentada pelos alunos: Oscar, Victor Leão e Matheus Zuccherelli (HCA51/FZEA/USP) e “Arduino como controlador de Games, Ping Pong” apresentado por Wellington Mancin (ETEC-Pirassununga).
Mais informações sobre o Hacker Club A51 da FZEA/USP, ou ser voluntário no projeto, curta a no Facebook, @HCA51 ou entre em contato através do email: [email protected].
Divulgação Hacker Club A51


                                    Polícia Militar de Pirassununga apreende quatro caminhões suspeitos de “dublagem”. Lemense devera ser investigado                                
                                    Policiamento Ambiental dos Pelotões da 2º Cia. PM Ambiental agem com rigor neste Defeso da Pesca                                
                                    Falecimento da Sra. Sonia Aparecida Lansoni                                
                                    Capivaras no Lago Municipal de Pirassununga: beleza natural ou risco à saúde pública?                                
                                    Vendedor é preso por Lesão Corporal (Violência Doméstica), Ameaça, podendo responder por Tentativa de Homicídio