APAE recebe duas Vans Adaptadas para centro de Reabilitação
Na sexta-feira (9), O CER – Centro Especializado em Reabilitação da APAE de Pirassununga recebeu duas Vans Master adaptadas 0 Km para trazer mais segurança e qualidade no atendimento dos usuários.
Desde o mês de agosto de 2018, o CER IV da APAE teve a homologação através de Diário Oficial da União, autorizando o repasse de R$ 345 mil (trezentos e quarenta e cinco mil reais) por mês para manter o serviço de Reabilitação à saúde para pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva ou estável; intermitente ou continua, sendo atendidas na entidade com necessidades Física, Intelectual, Auditiva e Visual.
No total, a APAE de Pirassununga receberá o montante anual de R$ 4.140.000,00 (quatro milhões e cento e quarenta mil reais), além de Pirassununga outras 26 cidades estão sendo beneficiadas com o atendimento de reabilitação, sendo assim, referência na região com sua estrutura de serviços oferecidos e regulados agora pela DIR-X – Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba.
Além das duas Vans Adaptadas novas, a entidade poderá contar com vários outros recursos e equipemos dentro do projeto como a Oficina Ortopédica que após a incorporação dos recursos pelo Ministério da Saúde dentro do programa, a entidade poderá viabilizar órtese e próteses ortopédicas aos assistidos pelo CER IV.
O vereador Vitor Naressi (MDB) que através do Deputado Baleia Rossi já havia conquistado uma Van Master 0 KM de 16 lugares para a entidade, veículo este emprestado para a Secretária de Saúde fazer o transporte dos pacientes, esteve recepcionando os veículos na entidade disse da importância da chegada das duas Vans Adaptadas.
“Me sinto abençoado, pois muito prometem e poucos conseguem tirar do papel, quando isto se torna realidade é muito gratificante. Estes veículos chegam para dar segurança, mobilidade e dignidade para todos que são atendidos na APAE”, destacou o vereador Vitor.
Por questões possivelmente políticas, o prefeito Ademir Alves Lindo (sem partido) junto do secretário de saúde Edgar Saggioratto e o assessor Dr. Amauri, realizou entrega “simbólica” através de um vídeo gravado, onde o chefe do poder executivo, e também o presidente da entidade, se esqueceram de lembrar todo trabalho dos políticos envolvidos de fato durante todo o processo para a conquista do CER nível 4 pela entidade.
Durante o vídeo publicado na página da prefeitura municipal de Pirassununga, o prefeito confundiu as vans com ambulâncias e disse que estava ali entregando aquelas duas ambulâncias para a APAE. Aos 33 segundos do vídeo ele diz “eu já tinha comprado duas ambulâncias, agora mais duas ambulâncias para prestar serviços”, disse o prefeito que não soube diferenciar as vans, de uma ambulância.
TRAJETÓRIA DA CONQUISTA DA APAE PIRASSUNUNGA
Relembrando os fatos do trabalho realizado, claro, sem eximir o excelente trabalho realizado por toda o quadro especializado de funcionários da entidade junto à comunidade sempre buscando a recondução e a reabilitação das pessoas que por ali necessitam de atendimento, e que fez por merecer o findar de um processo longo que por anos ficou “nos sonhos” de muitas pessoas, e por um conjunto de fatores políticos teve seu desfecho no dia 10 de agosto de 2018, praticamente um presente para a cidade que comemorou seu 195º aniversário no dia 06 de agosto.
O procedimento que teve início há muitos anos, e sempre contou com o apoio do ex-deputado federal Nelson Marquezzeli, se iniciou na gestão da prefeita Cristina do Léssio entre 2012 a 2016, e teve continuidade com a equipe do Dr. Edgar Saggioratto à frente da pasta da secretária de saúde da atual gestão para que diversos obstáculos fossem superados em meados de setembro de 2017, quando o Governo do Estado de São Paulo remeteu a documentação para o Ministério da Saúde em Brasília, onde precisava ser aprovado pelo governo federal para se tornar realidade.
No dia 16 fevereiro de 2016, o presidente da APAE de Pirassununga – Moacir Fonseca Junior, Vitor Naressi naquela oportunidade apenas membro do PMDB para entregar um oficio solicitando uma reunião para explicar a demanda da entidade e pedir apoio ao parlamentar.
Por ter proximidade com a assessoria do deputado, Vitor levou Moacir para uma reunião logo nas semanas seguintes, no dia 27 de fevereiro de 2016, em reunião realizada na cidade de Ribeirão Preto (foto 01/02) com o deputado, onde Baleia Rossi se colocou à disposição e prometeu a Vitor Naressi e ao presidente da APAE que conduziria com todas suas forças o processo de habilitação, assim que o processo fosse enviado do governo do estadual, buscando a celeridade no processo junto ao Ministério da Saúde.
Durante o ano de 2017, a luta da APAE foi para que o processo fosse enviado para Brasília. No dia 11 de junho, a convite da Prefeita Patrícia Capodifoglio de Santa Cruz da Conceição (foto 03), o vereador Vitor Naressi e Moacir Fonseca – Presidente da APAE tiveram a oportunidade de conversar com o governador Geraldo Alckmin explicando ao mesmo a situação do processo da APAE que estava aguardando o credenciamento do Estado para o procedimento ser enviado a Brasília.
No dia 12 de setembro de 2017, uma comitiva de pirassununguenses partiu para a Capital Paulista para uma reunião, intermediada pelo deputado estadual Cauê Macris, além do Secretário de Saúde do Estado David Uip, o Prefeito Ademir Lindo, o Secretário Municipal de Saúde Edgar Saggioratto, os vereadores Natal Furlan, Jeferson Couto e Vitor Naressi, representantes da Santa Casa, a coordenadoria da Secretaria de Saúde do Município e o Presidente da APAE Moacir Fonseca.
Na ocasião (Foto 04), o Secretário de Saúde do Estado David Uip disse que todo o procedimento do governo estava sendo feito pelos setores técnicos e que até o final do ano a lista de cidade a serem credenciadas para pleitear a habilitação em Brasília estaria sendo publicada.
Finalmente no dia 15 de dezembro de 2017, a entidade foi reconhecida e credenciada pelo estado, entrando na luta juntamente com outras demais cidade do estado para pleitear a habilitação pelo governo federal e receber os recursos necessários para o atendimento e consequentemente sua ampliação pela região. Fato registrado na frente da entidade pelo vereador Vitor Naressi com o Presidente da APAE – Moacir Fonseca e o diretor Landgraf (foto 05).
No dia 10 de agosto de 2018, a convite do deputado Baleia Rossi os vereadores Vitor Naressi e Léo Sampaio estiveram em Brasília para acompanhar o desfecho do processo (foto 06/07). Dia este em que o senhor Gilberto Magalhães Occhi, Ministro da Saúde naquele momento e que na ocasião assinou a Portaria nº 2.426, onde “Habilitou a Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais de Pirassununga – APAE como Centro Especializado em Reabilitação CER IV e estabeleceu recursos do bloco de custeio das ações e serviços públicos de Saúde a ser incorporado ao Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar – MAC do Estado de São Paulo e Município de Pirassununga.
O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e (…) Art. 1º Fica habilitada a APAE como Centro Especializado em Reabilitação CER IV, conforme Portaria de Consolidação nº 3/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, Anexo VI. Assim, atendendo com referência em reabilitação Física, Intelectual, Auditiva e Visual.
No artigo 2º, se estabeleceu o montante anual de R$ 4.140.000,00 (quatro milhões e cento e quarenta mil reais), a ser incorporado ao Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar – MAC do Estado do São Paulo e Município de Pirassununga.
A forma de repasse foi estabelecido no artigo 3º, onde o Fundo Nacional de Saúde fica por adotar as medidas necessárias para a transferência, regular e automática, do montante estabelecido no Art. 2º, ao Fundo Municipal de Saúde de Pirassununga, IBGE 353930, em parcelas mensais, R$ 345.000, 00 (trezentos e quarenta e cinco mil reais). O ministro finaliza a portaria com artigo 5º, onde informava que a Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir da 9ª (nona) parcela de 2018, portanto desde de setembro de 2018 (Foto 08).
Acesse a portaria completa clicando aqui.
O Programa faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, lançado em 2011 (Decreto Nº 7.612) pela presidenta Dilma Rousseff (PT), com o objetivo de implementar novas iniciativas e intensificar ações que, atualmente, já são desenvolvidas pelo governo em benefício das pessoas com deficiência.
Segundo informações de bastidores da política, o projeto estaria engavetado em Brasília por falta de força do executivo municipal e seria muito difícil a conquista do pleito pela entidade se não fosse o apoio dos envolvidos.
Como dizia autor da divisa Ordem e Progresso da bandeira brasileira “a gratidão tem memória curta”, Benjamin Constant.


Incêndio em prédio comercial no centro de Pirassununga, mobilizou 11 bombeiros
Falecimento do Sr José Ap. dos Santos
Polícia Militar Ambiental da 2ª Cia (Piracicaba) intensifica Fiscalização e Aplica Mais de R$ 100 mil em multas
PM Pirassununga, prende homem por Violência Doméstica. Condenado em dois processos é preso
RESUMÃO: GCM de Porto Ferreira retira de circulação mais de 1,4 kg de drogas, prende traficante e combate roubo de caminhão na Rodovia Anhanguera
Grave acidente deixa passageira de motocicleta ferida na região central de Pirassununga