Policiais Militares do 36º BPM/I são agraciados durante

Na noite de segunda-feira, 5, na Associação Comercial e Industrial de Pirassununga/SP, policiais militares das Companhias de Polícia Militar do 36º BPM/I com sede na cidade de Limeira/SP foram agraciados durante o envento chamado de “Valorização Pessoal”.

Publicada através da Nota de Instrução do Centro de Comunicação Social, que disciplinou critérios para a escolha do Policial Militar e da Ocorrência que se destacaram ao longo de cada mês na área do Batalhão.

Essa sistemática vai ao encontro das diretrizes gerais do Comando Geral da Polícia Militar, entre elas a valorização do Policial, de forma a estimular, reconhecer e premiar aqueles colaboradores que destacaram-se no exercício das suas funções, independentemente de sua área de atuação.

PM do mês do 36º BPM/I

Subtenente PM Claudinei Aparecido Vantin, lotado na 4ª Cia. PM de Leme/SP por ter em 27 de janeiro de 2018, por volta das 04:50 horas, após ser cientificado pelo COPOM de que na saída do baile do Clube 29 de Agosto, baile funk, um indivíduo teria sido alvejado por vários disparos de arma de fogo. No local, em contato com testemunhas e após colher as informações necessárias, saiu no encalço do autor do delito, coordenando as equipes sob seu comando, onde obteve êxito, detendo o criminoso em sua residência, em seu poder estava um revólver calibre 22 de inox, marca Rossi. Tais fatos demonstram que o Militar do Estado em questão não esmorece no combate ao crime, empregando técnicas e conhecimentos adquiridos através de seus anos de carreira policial militar, portanto merecedor da honraria ora indicada em virtude de suas ações.

Honra ao Mérito

Instituída através da Ordem de Serviço do SUBCMTPM, pauta-se por destacar as ações policiais cujos resultados vão além do emprego de técnica de policiamento, dependendo muitas das vezes da perspicácia, persistência, dedicação, tirocínio e elevado senso profissional do policial militar que está prestando seu atendimento. Enfatizar e enaltecer os policiais militares que se destacam na participação dessas ocorrências é muito mais que uma obrigação de reconhecimento público, é uma forma de exemplificar aos integrantes da Instituição os bons profissionais, que atuam diariamente no combate a criminalidade em prol da sociedade.

Da 3ª Cia. PM de Pirassununga/SP foram agraciados com a honraria “OCORRÊNCIA DESTAQUE” os Cabos PMS Witamar Vicente Ferreira Braz e Antonio Marcos Rombaldo e os Soldados PMS Ramon Arany Marinho e Tiago Augusto Gonçalves Faria, por ter no dia 09 de janeiro de 2018, após denúncia transmitida pelo COPOM, de que um veículo Pálio de cor preta, ocupado por três indivíduos estariam rondando um posto de combustível localizado no bairro “Cachoeira de Emas”, em dado momento, foi visualizado o veículo estacionar próximo ao posto onde os indivíduos desembarcaram em direção ao posto, um deles estando em posse de uma arma de fogo, no entanto algo aconteceu e eles retornaram correndo para o veículo tomando sentido ignorado. Porém após pesquisa do veículo, se tratava de um indivíduo já conhecido nos meios policiais pela prática de vários delitos, sendo assim a equipe deslocou-se até onde o possível infrator residia e visualizaram o veículo ainda com o motor quente em frente à residência, a esposa do indivíduo franqueou a entrada dos policias e durante a busca domiciliar obtiveram êxito em localizar a arma de fogo e o indivíduo no interior da residência sendo detido e recolhido à cadeia pública local, pelo crime de Posse Ilegal de arma de fogo. Os militares do Estado em tela apresentaram notável destaque, não medindo esforços no cumprimento da missão, sendo exemplo para seus pares, pois mais uma vez enalteceram o nome da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Ocorrência Destaque

O Sargento PM José Carlos da Silva e os Soldados PMS Rodrigo Gomes dos Santos e Wellington Fernando da Silva, lotados no 36º BPM/I, pois, a equipe foi solicitada diretamente por um Sr., o qual informou que trabalha em uma empresa de rastreamento e que possivelmente uma máquina de costura da marca Singer, produto de roubo, estaria em um barracão.

Ao chegar no local denunciado para realizar a averiguação, três indivíduos correram, sendo que dois deles foram detidos. Eles também informaram que a máquina de costura roubada esteve no barracão dias antes. Dentro do barracão foi encontrado um veículo I/M.Benz, com os sinais identificadores suprimidos e com as placas clonadas, sendo possível verificar posteriormente que se tratava do veículo produto de furto por Jaguariúna. Também foi encontrado o caminhão/trator produto de furto em Santa Bárbara D’Oeste, também com placas clonadas. Por último foi encontrada uma carreta frigorífica Randon, carregada com aproximadamente 23 toneladas de carnes nobres para exportação, pertencentes à empresa Marfrig, avaliada em R$ 340.000,00, produto de roubo pelo município de Olímpia. A carreta não constava como produto de crime, porém, aparentava estar com a numeração e chassi adulterada. O solicitante informou também que o veículo Ford/Courier com placas de Americana foi visto saindo do barracão com parte da carga. A informação foi passada para uma equipe de Força Tática do 19º BPM/I, sendo realizado o flagrante no endereço constante no registro do veículo, lá foram encontrados diversos produtos de ilícito, além de parte da carga roubada. O empenho da equipe, comprometimento com a causa pública e com a Instituição, demonstram o profissionalismo dos milicianos, sendo dignos de reconhecimento, enaltecendo ainda mais o nome da Instituição Polícia Militar.

Láureas de Mérito Pessoal

Instituída em 1974, inicialmente como “Medalha PMzito do Mérito Pessoal”, a medalha trazia o soldado mascote da Polícia Militar no centro do distintivo. A partir do final dos anos 1980 a condecoração foi alterada para “Láurea do Mérito Pessoal” e a imagem do mascote substituída pelo escudo do brasão da polícia militar. Poucos são agraciados com esta distinção que é outorgada àqueles que enfrentaram o crime ou uma situação de grande adversidade com inteligência e destemor, e por isso mereceram o reconhecimento da corporação e da população paulista.

A Láurea de Mérito Pessoal possui as seguintes graduações: 5º Grau (bronze) 4º Grau (cromo); 3º Grau (prata); 2º Grau (ouro); 1º Grau (cores do Estado em esmalte).

Homenageados

Láurea do Mérito Pessoal de 5º Grau.

O Cabo PM Jarbas Eduardo Lima do Nascimento, lotado na 3ª Cia. PM de Pirassununga, por ter em 08 de setembro de 2017, durante atendimento de ocorrência de tentativa de homicídio, tendo como autores um grupo de adolescentes os quais espancaram um jovem, deixando-o caído ao solo, desacordado, com lesões gravíssimas, após tomar ciência das características dos agressores, não mediu esforços em localizar e deter todos os participantes do crime, dando uma resposta imediata à sociedade pirassununguense. A ocorrência teve grande repercussão e comoção social. O Cabo PM Jarbas agiu de maneira rápida, eficaz e pautado na legalidade, o que traduziu seu alto grau de profissionalismo e dedicação à causa Pública, fatos que o tornam merecedor da presente honraria. Láurea de Mérito Pessoal em 4º Grau Soldados PMS Alan Dias de Oliveira e Alex Ribeiro Ramalho, lotados na 3ª Cia. PM de Pirassununga.

Soldado PM Alan: Por ter no dia 03 do mês de outubro, realizado a prisão de 01 indivíduo pela prática de tráfico de drogas, ocasião em que apreendeu 01 notebook, 02 balanças de precisão, 13 eppendorfs de cocaína, R$ 8.089,00 reais em cheques e papel moeda, entre outros objetos utilizados para porcionar e acondicionar entorpecentes. No dia 15 de outubro, após tomar conhecimento de furto ocorrido no estacionamento do supermercado Super Serv, em posse de imagens obteve êxito em localizar o autor do delito, realizando sua prisão e recuperando 01 bicicleta Monark. O Sd PM Alan tem sido exemplo de dedicação, desempenhando suas funções com notável destaque, gerando reações positivas perante a sociedade pirassununguense.

Soldado PM Ramalho, por ter na data de 05JUN17, por ter participado efetivamente em ocorrência onde foram presos 02 (dois) indivíduos na prática de tráfico internacional de drogas, os quais traziam do Paraguai a expressiva quantidade de 166 Kg de maconha, bem como ter participado efetivamente da localização e abordagem de dois indivíduos que efetuaram o roubo a um posto de combustível no município de Limeira/SP.  As ocorrências obtiveram grande repercussão em toda região e foi alvo de elogios por parte da imprensa escrita, televisiva e internet. Sua incisiva atuação foi de extrema importância para o desfecho glorioso das ocorrências. Sendo alvo de elogios por parte de seus comandantes, pares e subordinados.

Láurea de Mérito Pessoal em 4º Grau

Os Soldados PM Diego Henrique Zanzarini, Felipe Cesar Gomes Santos e Valdemir Cripaldi, lotados no 36º BPM/I, por terem no dia 07 de outubro de 2017, durante deslocamento para atendimento de ocorrência, deparam com o veículo Peugeot transitando em alta velocidade e com os faróis apagados. Ao tentar realizar a abordagem, o condutor empreendeu fuga, perdeu o controle do veículo e chocou-se na guia, vindo a parar quando colidiu com um poste. Indagado, o indivíduo confessou ter praticado o crime de furto do veículo pelo estacionamento do SAMU. Diante dos fatos foi dada voz de prisão em flagrante delito ao agressor da sociedade. Os milicianos em tela destacam-se pela alta produtividade, profissionais e dedicados, cônscio dos seus deveres, tornando-os dignos e merecedores da honraria.

Soldado PM Cripaldi, por ter no segundo semestre de 2017 demonstrado grande comprometimento em realizar na motomec da sua Subunidade à manutenção de 1º e 2º escalões nas viaturas, bem como em elaborar cinquenta e três projetos Básicos para manutenção de viaturas por meio do Registro de preço e Serviços (RPS) e Pregão. O policial em tela nunca mediu esforços em ajudar as outras Subunidades e Motomec do EM nos assuntos afetos à manutenção das viaturas, bem como sempre se mostrou cumpridor das missões que lhe são confiadas, profissional e dedicado, disciplinado, voluntarioso e comprometido com seu trabalho, suas qualidades destacam-se no exercício diário de suas atribuições, um exemplo a ser seguido pelos demais Policiais Militares e merecedor da presente honraria.

Medalha – Valor Militar

Instituída em 14 de agosto de 1953, que disciplinam a concessão da Medalha "Valor Militar" aos policiais militares que integram a Instituição, conferida a oficiais e praças da Polícia Militar, a fim de patentear o reconhecimento do Estado pelos bons serviços por eles prestados, com lealdade, constância e valor. A honraria é constituída em três graus: bronze, prata e ouro, outorgada para os policiais militares que contarem, respectivamente, com mais de 10, de 20 ou de 30 anos de serviço prestado de forma ininterrupta e exclusivamente nas fileiras da Instituição.

Medalha Valor Militar em Grau Ouro.

O 2º Tenente PM Walter Étore Rosada Júnior, lotado no 36º BPM/I.

Comentários