Cultura e Turismo define agenda do Carnaval/2018

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo definiu, no último final de semana (12), a agenda completa para a realização do Carnaval/2018, a se realizar entre os dias 10 e 13 do próximo mês de fevereiro. Em menos de 30 dias dos “Festejos de Momo”, a pasta apresentou o formato da festa, que segue os mesmos moldes do realizado em 2017.

Em Pirassununga, os festejos já começam no primeiro domingo de fevereiro (dia 4) – uma semana antes da data oficial da folia – com o tradicional desfile e animação do “Carnaval Resgate”, idealizado e criado pela carnavalesca recifense de nascimento e pirassununguense, por “adoção”, dona Ana Bomfim, com participação da centenária Corporação Musical Pirassununguense.

Os foliões se concentram nas imediações do centro e, a partir das 20 horas seguem até praça central “Conselheiro Antonio Prado”, com muita “marchinha” e sambas clássicos até às 21h30, nas imediações da rua Duque de Caxias. O “Carnaval Resgate” vai comemorar, neste ano, 13 anos de festejos.

REVIVER – Criado em 2007 pela carnavalesca e foliã Ana Bonfim com o intuito de reviver as tradições dos antigos carnavais, o evento acontece todos os anos no domingo que antecede o Carnaval, no mesmo local onde nos anos 50 e 60 aconteciam animadas concentrações populares, ao lado do coreto da Praça Central. Com a participação dos foliões da terceira idade dos Grupos “Cidade Simpatia”, “Anos Dourados” e “Feliz Idade”, a concentração começa a partir das 19h30 ao lado do Santuário Senhor Bom Jesus dos Aflitos.

Ao término da missa, um animado corso carnavalesco puxado pelas ‘majestades da folia’ desfila pelas ruas General Osório, Duque de Caxias e José Bonifácio, até entrar na praça pela rua Siqueira Campos, em frente à “Matriz”. É ao redor do coreto que a alegria acontece pra valer envolvendo gerações e se estende até às 21h30.

AGREMIAÇÕES – Para definir e anunciar a programação do Carnaval 2018, o prefeito Ademir Alves Lindo recebeu em seu gabinete na quinta-feira passada (11), representantes de sete agremiações. A abertura do “Carnaval Pholias na Duque de Caxias” será no dia 10 de fevereiro (sábado), ao meio-dia, na Praça Central, com a chegada do Rei Momo e da Rainha e da alegoria símbolo do Bloco “Pinto do Meio Dia” conduzidos pela Comitiva do Jeep Clube Thatu Traçado.

Até às 15h, ao redor do coreto, estarão se apresentando os Blocos “Pinto do Meio Dia” (12h), “Perereca Dá Uma” (13h), “No dos Outros é Refresco” (13h30), “Ku das 2” (14h), “Halloween” (14h30) e Campanária (15h).

BAILES E MATINÊS – De sábado à terça-feira, das 19 às 23 horas, na rua Duque de Caxias, ente as ruas General Osório e José Bonifácio, os foliões vão se divertir ao som do Trio Elétrico. No domingo e na terça-feira, no mesmo local, duas matinês também estão programadas, das 15 às 17 horas. Os desfiles de rua acontecem na Duque de Caxias, entre as ruas Pereira Bueno e Andradas. A Escola de Samba “Tio Zé e a Turma da Saideira” se apresenta no domingo (11), e na terça-feira (13), das 20 às 21h30.

Na segunda-feira (12), o público assiste e se diverte com os foliões do “Bloco dos Sujos”, a maior e a mais tradicional manifestação carnavalesca de rua da região. O desfile começa por volta das 21h no Bar Brasil e desce pela Duque de Caxias até o coreto da Praça Central.

INCENTIVO – Neste ano, o prefeito Ademir Alves Lindo oferece uma ajuda aos blocos e à escola de samba que vão marcar presença no “Carnaval Pholias na Duque de Caxias”. Das sete agremiações – a Escola de Samba “Tio Zé e a Turma da Saideira” e os Blocos “Pinto do Meio Dia”, “Perereca Dá Uma”, “Nu dos Outros é Refresco”, “Ku das 2”, “Halloween” e “Campanária” – apenas três estão registradas em cartório, portanto, aptas a receber os recursos. O “Bloco Campanária”, que estreia este ano, abriu mão do recurso oferecido pela municipalidade.

O Bloco “Perereca Dá Uma”, da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), recebe R$ 3 mil; e a Escola de Samba “Tio Zé e a Turma da Saideira”, R$ 12 mil. Participaram da reunião, os carnavalescos Íris Regina César Pereira (“Tio Zé e a Turma da Saideira”), Maria José Camargo (“Pinto do Meio Dia”), Carlos Eduardo Barbosa (“Perereca Dá Uma”), Clemar Jordão Gomes (“Nu dos Outros é Refresco”), Adílson Pereira (“Ku das 2”), Everson Loureiro (“Halloween”) e Guilherme Pavani (“Campanária”).

Fotos

Comentários