Cadastramento biométrico está disponivel em Pirassununga

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo estendeu o Cadastramento biométrico para todas as cidades do Estado. Antes o procedimento acontecia apenas em alguns municípios.

Os eleitores devem realizar o agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral, e comparecer no Cartório Eleitoral de sua região com o documento oficial de identificação, comprovante de residência recente e Título de Eleitor.

O funcionário do cartório preenche o cadastro do eleitor no computador ou atualiza os dados fornecidos anteriormente. Depois disso o eleitor faz sua assinatura digital, é fotografado e tem as impressões digitais dos dez dedos das mãos colhidos. O novo título é entregue na hora e vem com a informação “Identificação Biométrica” impressa. A foto não é utilizada no título, e aparece apenas no caderno de votação que o mesário usa no dia das eleições.

Com o eleitorado expressivo – 32 milhões de votantes – o TRE de São Paulo pretende cadastrar gradualmente os eleitores no novo sistema. Nessa fase o comparecimento não é obrigatório, mas quem se adiantar pode evitar transtornos no futuro como filas e demora no atendimento, quando a biometria se tornar obrigatória.

O que é o recadastramento biométrico
É o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral e, em São Paulo, todas as zonas eleitorais estão realizando esse serviço desde outubro de 2015.

A Justiça Eleitoral adotou a biometria como medida de garantir mais segurança ao processo de votação. Pretende-se que, no dia das eleições, o eleitor possa ser identificado através da sua impressão digital e fotografia. Contudo, como já afirmamos acima, a sua implantação está sendo realizada de forma gradual.

Em Pirassununga, o cartório eleitoral fica na rua José Bonifácio, 132 centro e conta com o telefone (19) 3562-6622.

O agendamento já está disponível pela internet no site: www.tre-sp.jus.br.

Fotos

Comentários